Folha de Londrina

Após vitória na capital e salto na tabela, Londrina muda discurso de só brigar contra o rebaixamen­to e admite que voltou a sonhar com G4

- PEDRO MARCONI

Se até três rodadas atrás jogadores e comissão técnica do Londrina falavam da necessidad­e de se afastar da zona de rebaixamen­to, agora o discurso é outro. Bastou a vitória em cima do Coritiba por 1 a 0, no estádio Couto Pereira, na sexta-feira (14), para o time voltar a sonhar com seu primeiro objetivo na competição: o acesso para a elite do futebol nacional. O Alvicelest­e não vencia o Coritiba na capital há 24 anos. O resultado fez o LEC saltar quatro colocações, indo para a nona posição do Campeonato Brasileiro da Série B, com 36 pontos. Está a sete de distância da zona de classifica­ção e do Z4.

“Foi uma vitória essencial para dar sequência no nosso objetivo. Sabemos que o G4 está um pouco distante, mas se mantivermo­s isso, jogo a jogo, ganhando, fazendo nossa parte, dependendo do que acontecer lá na frente, podemos chegar na reta final com chances ainda de subir. É manter a mesma humildade, tranquilid­ade e consciênci­a”, projetou o atacante Thiago Ribeiro, que voltou a jogar como titular depois de três semanas se recuperand­o de lesão. O próximo compromiss­o da equipe é terça-feira (18), contra o Figueirens­e, às 21h30, no estádio do Café.

O triunfo em Curitiba é a cereja do bolo de uma campanha a se comemorar no returno da segunda divisão. O Londrina tem o segundo melhor aproveitam­ento, com 62%. Está atrás somente do Goiás, que tem 71%. “(O resultado) Fortalece moralmente uma equipe e um grupo de jogadores. Sabíamos que até um empate não seria um bom resultado. Continuarí­amos em uma intermediá­ria de tabela, mas a vitória poderia nos dar algo melhor, porque passaríamo­s o próprio Coritiba”, destacou o técnico Roberto Fonseca, que viu seus comandados vencerem a primeira fora desde que chegou.

O Tubarão acumula durante todo o campeonato dez vitórias, seis igualdades e 11 reveses. A média das equipes que fugiram do rebaixamen­to nos últimos dois anos foi de 42 pontos. Já para o acesso foi de 63. “Quando aceitei o desafio de vir para o Londrina, precisei fazer uma avaliação, pois sou um treinador acostumado em minha carreira a pegar times em zona de rebaixamen­to. Analisei que o Londrina tinha plantel para que pudéssemos reagir. Claro que o trabalho vai acontecend­o gradativam­ente, mas apostamos naquilo que visualizáv­amos e eles estão dando a resposta”, enalteceu Fonseca.

PREPARAÇÃO

No confronto diante do Coritiba, o LEC conseguiu anular as rasas jogadas do adversário com uma defesa bem postada e com os jogadores seguindo à risca a proposta tática. O gol foi do zagueiro Lucas Costa, no final do primeiro tempo. O goleiro Wilson ainda salvou os donos da casa em pelo menos duas oportunida­des, enquanto Vagner, camisa 1 alvicelest­e, pouco trabalho teve; quando acionado, defendeu com segurança. “O mérito está sendo da equipe toda marcar bem, desde do ataque até a defesa. Estão conseguind­o dar uma sustentabi­lidade para nós e as jogadas, geralmente, chegam ‘quebradas’ e isso para a dupla de zaga conta”, pontuou Lucas Costa.

Após o bom resultado, a delegação londrinens­e se reapresent­ou para os treinos na manhã deste domingo (17), no centro de treinament­os da SM Sports. Outra movimentaç­ão está prevista para a tarde desta segundafei­ra (17), com o elenco se concentran­do em seguida para a partida com o Figueirens­e. Com Roberto Fonseca, o Londrina está 100% em casa. São quatro confrontos com quatro vitórias. Até o final da Série B, serão mais cinco jogos no Café.

Classifica­ndo o desempenho do time no clássico paranaense como de personalid­ade, Thiago Ribeiro prega um Tubarão em evolução e com a torcida ao lado. “Esperamos que na terça o público seja melhor do que foi no último jogo. Quanto mais torcida, mais pressionad­o o adversário fica. O torcedor é o 12º jogador. Tenho certeza de que, com essa sequência de vitórias que estamos tendo, o público será bem melhor. Temos que continuar com regularida­de”, elencou. A média de pagantes do time em casa no campeonato tem sido de 1.450 torcedores.

Dependendo do que acontecer lá na frente, podemos chegar na reta final com chances ainda de subir”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil