Folha de Londrina

Duelo estrelado abre fase de grupos da Champions

Vice-campeão Liverpool, que fez grande investimen­to para recuperar título, estreia em casa contra o PSG de Neymar e Mbappé

- France Presse

Paris

- Em duelo com cara de final antecipada, Liverpool e Paris Saint-Germain entram em campo nesta terça-feira (18), às 16 horas (de Brasília), para iniciar a disputa da Liga dos Campeões com o sonho de interrompe­r a hegemonia do Real Madrid.

Comandado por Neymar e Kylian Mbappé, o PSG vai iniciar mais uma tentativa de alcançar o objetivo e levantar a “orelhuda”, apelido carinhoso do troféu da competição, pela primeira vez. Apesar de passear com tranquilid­ade pelo Campeonato Francês, o qual já lidera com 100% de aproveitam­ento e cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, o PSG não consegue repetir o desempenho no torneio continenta­l.

As últimas decepções no conjunto francês fazem os dirigentes mostrarem mais cautela na hora de falar do título como objetivo. O presidente Nasser Al-Khelaifi manifestou ao jornal L’Equipe que trata-se de “chegar o mais longe possível”. O novo técnico Thomas Tuchel garantiu nesta segunda-feira (17) ao mesmo jornal que “se não nos concentrar­mos demais nestes grandes jogos em fevereiro, talvez os abordaremo­s melhor”.

Depois de quatro eliminaçõe­s nas quartas de final, as primeiras esperanços­as e as seguintes frustrante­s, o PSG caiu nas oitavas de final nas últimas duas edições: primeiro contra o Barcelona, depois de sofrer virada ao perder o jogo de volta por 6 a 1, e depois contra o Real Madrid.

Mas com mais de 400 milhões de euros investidos em Neymar (222 milhões) e Kylian Mbappé (180 milhões) na janela de transferên­cias do ano passado, o PSG espera finalmente entrar na elite do futebol europeu após um ano de adaptações.

A equipe não investiu alto no mercado de transferên­cias, por conta das regras do fair-play financeiro, mas conseguiu trazer o veterano goleiro Gianluigi Buffon sem custos, Thilo Kehrer, Juan Bernat e Eric Maxim Choupo-Moting. Além disso, também se desfez de Javier Pastore e Yuri Berchiche para evitar problemas com os mecanismos de controle da Uefa.

Finalista da última edição, o Liverpool de Jürgen Klopp atravessou uma janela de transferên­cias diferente do PSG. O time inglês se reforçou fortemente para aumentar suas chances de título no torneio, depois do vice-campeonato na temporada passada.

Os Reds mantiveram o trio ofensivo infernal formado por Roberto Firmino, Sadio Mané e Mohamed Salah, destaque da última temporada. Além disso, trouxeram Xherdan Shaqiri, Fabinho, Naby Keita e Alisson em transações que somadas superaram os 200 milhões de euros. Na Premier League, os comandados de Klopp dividem a liderança com o Chelsea, com 100% de aproveitam­ento. Times

 ?? Adrian Dennis/AFP ?? Reds mantiveram trio de ataque poderoso com Firmino, Salah (ambos na foto) e Mané
Adrian Dennis/AFP Reds mantiveram trio de ataque poderoso com Firmino, Salah (ambos na foto) e Mané

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil