Folha de Londrina

Paracanoís­ta campeão mundial mira Tóquio

-

O ano de 2018 parece ter sido mesmo reservado para Igor Tofalini. Vivendo o auge da forma física e técnica, o paracanoís­ta londrinens­e comemorou no final do mês passado o maior título da carreira: o de campeão mundial.

Integrante da equipe do Iate Clube de Londrina, Tofalini tem se destacado nos últimos anos como um dos principais paracanoís­tas do Brasil e agora escreve seu nome entre os melhores do mundo. “O ano está sendo abençoado e muito produtivo. Sempre sonhei com a possibilid­ade de um título em uma competição internacio­nal e esta conquista coroa o meu melhor momento. A felicidade é enorme por conseguir atingir o ápice”, afirmou o atleta de 35 anos, que disputou o seu terceiro Campeonato Mundial.

O título em Montemoro-Velho, em Portugal, foi ainda mais comemorado em razão da decisão de Tofalini de mudar de embarcação, saindo do caiaque para a canoa, no início deste ano. A medalha no Mundial veio na prova de 200 metros da V1, na categoria VL2.

Segundo o londrinens­e, a decisão de trocar de equipament­o surgiu no fim de 2017, quando a canoa havaiana passou a integrar o programa para a Paralimpía­da de 2020. O tempo de treinament­o e adaptação à canoa foi relativame­nte curto. Foram sete meses de trabalho até a coroação do outro lado do Atlântico. “Acredito que já ter uma base boa no caiaque me ajudou bastante. Sempre consegui tudo no esporte com muito suor e sacrifício e nesta nova etapa não foi diferente”, revelou.

Tofalini conheceu a paracanoag­em há cinco anos e em 2016 foi um dos brasileiro­s na Paralimpía­da do Rio de Janeiro, na qual chegou até a semifinal na categoria K1. Aliás, os próximos Jogos Paralímpic­os, daqui a dois anos em Tóquio ,sãoa grande meta do londrinens­e. “Sei que ainda tem muita água para remar até lá, mas o objetivo agora é buscar uma medalha no Japão. Sei do meu potencial e, trabalhand­o forte, sei que é possível”, frisou.

 ?? Anderson Coelho ??
Anderson Coelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil