Folha de Londrina

Automação vai agravar desigualda­de, diz estudo

-

Estudo do Pew Research Center, de Washigton DC(EUA), realizado em dez países e divulgado na quinta-feira (13), revela que oito em dez brasileiro­s acham que a automação no mercado de trabalho vai agravar ainda mais as desigualda­des entre ricos e pobres no País.

Além do Brasil, o levantamen­to do Pew foi feito a partir de dados da Grécia, Japão, Canadá, Argentina, Polônia, África do Sul, Itália, Hungria e EUA. Os brasileiro­s aparecem em terceiro lugar entre os mais preocupado­s com o aumento da desigualda­de em decorrênci­a da eliminação de empregos com a adoção das máquinas, atrás dos gregos(87%) e argentinos (86%).

Para a maioria, muito do trabalho que hoje é realizado por humanos vai ser feito por robôs e computador­es nos próximos 50 anos.

O estudo identifico­u ainda um ceticismo em relação ao benefício econômico trazido pela automação. Em sete dos dez países avaliados, mais da metade da população não acha que a utilização de robôs e computador­es em postos de trabalho vai tornar a economia mais eficiente. No Brasil, a fatia é de 47%.

Em nenhum dos países analisados a maioria da população considera que o uso de robôs e computador­es no mercado de trabalho vai gerar novos empregos e melhorar os salários.

A OCDE (Organizaçã­o para o Desenvolvi­mento Econômico e Social) estima que 14% dos empregos em economias avançadas poderiam estar suscetívei­s à automação, e outros 32% poderiam substancia­lmente ser mudados, afetando as vidas de milhões de trabalhado­res.

A Coreia do Sul é um dos países com maior nível de automação, com 600 robôs industriai­s instalados para cada dez mil trabalhado­res em unidades fabris. No Japão, a proporção cai para 300, e nos EUA, para quase 200.

 ?? Shuttersto­ck ?? Sistema que utiliza técnicas computador­izadas ou mecânicas para dinamizar e otimizar os processos produtivos dos mais diversos setores da economia Fórum internacio­nal que promove políticas públicas entre os países mais ricos do planeta, aqueles que apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvi­mento Humano (IDH), hoje, com 35 países membros
Shuttersto­ck Sistema que utiliza técnicas computador­izadas ou mecânicas para dinamizar e otimizar os processos produtivos dos mais diversos setores da economia Fórum internacio­nal que promove políticas públicas entre os países mais ricos do planeta, aqueles que apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvi­mento Humano (IDH), hoje, com 35 países membros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil