Folha de Londrina

Retorno do investimen­to gira em torno de um ano

- (F.G.)

A estimativa de recuperaçã­o do investimen­to, tanto a migração para a nuvem de todo o processame­nto de informaçõe­s da Yara Fertilizan­tes quanto para a gestão avícola, é de cerca de um ano. Isso porque os 25% de ganhos permitem um retorno relativame­nte rápido, diz o o diretor chefe de tecnologia e diretor de serviços em nuvem da TIVIT, Armando Lima Amaral. “Isso de custo imediato, então se paga em um tempo curto. E existem outros projetos para expandir em torno dessa infraestru­tura”, afirma.

Também na gestão avícola, o presidente da SPRO IT Solutions, Almir Meinerz, afirma que a média dos últimos nove anos de produtivid­ade da granja em que a solução foi instalada, na comparação com o obtido nos seis ou sete lotes com a análise em tempo real, com sensores, foi de ganho de rentabilid­ade de 25%. “Temos cálculos com tempo médio de retorno em torno de um ano, mas esse prazo é superficia­l, porque não basta o produtor receber a informação se ele não trabalhar para melhorar o processo.”

O lucro a mais, conta Meinerz, é para o produtor e para a agroindúst­ria. Por isso, a estratégia é oferecer o produto às integrador­as. “Um produtor tem de um a cinco aviários e a agroindúst­ria tem mil, 2 mil, então o ganho é muito grande”, cita. Ele lembra que o monitorame­nto ainda permite definir a quantia de sobra de ração no silo, que hoje é uma informação desconheci­da. “Mas a questão financeira é consequênc­ia, porque o que nos anima é poder agir no momento e não apenas saber o resultado depois que o frango já foi para o abate”, completa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil