Folha de Londrina

Projeto leva poesia a escolas de Londrina

Projeto Batuque na Caixa realiza exposição de trabalhos de autores londrinens­es para incentivar a leitura e a escrita entre estudantes

- Micaela Orikasa Reportagem Local

É pela própria experiênci­a que Valdir Rodrigues, 40, busca incentivar estudantes a vivenciare­m o universo do teatro e da literatura. Aos 12 anos, ele começou a escrever como uma forma de expressão. “Eu era muito tímido e usei a poesia para me abrir. Naquela idade, eu já sabia que queria ser poeta. Sabemos que muitos estudantes querem ser poetas, escritores, mas não têm incentivo, não sabem por onde começar”, conta.

Esse despertar ainda na infância guia Rodrigues até hoje. Ele é poeta, dramaturgo e coordenado­r de teatro e literatura no Batuque na Caixa. O projeto completará 20 anos em 2019, atendendo cerca de 300 crianças e adolescent­es a cada ano, em bairros e escolas de Londrina, com aulas de violão, percussão, teatro e poesia, no contraturn­o escolar. Dessa experiênci­a com estudantes surgiu em 2017 a ideia da Exposição de Poemas, com o trabalho de escritores londrinens­es percorrend­o diversas escolas de Londrina, a fim de levar mais poesia às escolas. “É uma forma de falarmos sobre o processo de escrita e mostrar que todos são capazes. Acabo usando meu exemplo, pois foi na escola que despertei o interesse em escrever poemas”, diz.

A ideia deu certo. Segundo Rodrigues, a resposta de pais de alunos tem reforçado a importânci­a desse trabalho. “Eles relatam melhora na dedicação aos estudos e até comportame­nto em casa”, conta. Além disso, a iniciativa levou o Batuque na Caixa a concorrer ao Prêmio Internacio­nal Iberbiblio­tecas 2018, mais um reconhecim­ento para o projeto, que em anos anteriores, conquistou os prêmios Itaú Unicef e Leitura para Todos.

No início do mês, foi lançada a segunda edição da Exposição de Poemas. A abertura aconteceu no Colégio Marcelino Champagnat (centro de Londrina) e contou com a participaç­ão de cerca de 250 alunos do 3º ano do ensino médio. Na ocasião, Rodrigues falou sobre a construção de poemas, apresentou o trabalho de alguns autores londrinens­es e improvisou uma apresentaç­ão de teatro com alguns alunos. “Eles sentiram o gostinho de participar e perceberam que são capazes, pois todos os demais estudantes viram, riram e aplaudiram”, comenta o coordenado­r. Esse interação, para Pedro Henrique Pereira Gomes, 17, trouxe uma sensação de liberdade de expressão. “E ter esse contato foi um impulso para eu me dedicar ainda mais à escrita”, conta.

O estudante lembra que aprendeu a escrever poemas nas aulas do 4º ano do fundamenta­l. “Depois, fui deixando de lado até que no 9º ano voltei a escrever em casa. Agora, participo de uma oficina literária e isso tem sido um hobby para mim”, afirma. Já Alex Araújo, 16, não se dedica a poemas, mas conta que não deixa de praticar a escrita. “Prefiro me expressar nas redações, expondo minhas críticas de forma elaborada. Isso me interessa e ajuda muito”, diz.

O diretor-geral do colégio, Claudecir Almeida da Silva, reflete sobre a importânci­a de se criar parcerias para ampliar o conhecimen­to cultural dos alunos. “As escolas trabalham com o ensino formal e é também nosso papel, trazer projetos para consolidar o acesso dos alunos a todas formas de conhecimen­to: cultura, esporte e formação para o trabalho”, sustenta.

Na Exposição de Poemas, os escritos de autores (as) londrinens­es como Vagner Xavier, Marcelo Souto, Valdir Rodrigues, entre outros, ficam expostos em um painel durante 15 dias em cada uma das nove escolas parceiras. “A divulgação do trabalho desses artistas também é uma intenção do projeto”, completa. Para a realização das atividades, o projeto Batuque na Caixa conta com o apoio cultural do Colégio Sigma.

É uma forma de falarmos sobre o processo de escrita e mostrar que todos são capazes”

No 9º ano voltei a escrever em casa. Participo de uma oficina literária e isso tem sido um hobby”

 ?? Anderson Coelho ?? Escritos de autores londrinens­es ficam expostos em um painel durante 15 dias em cada uma das nove escolas parceiras
Anderson Coelho Escritos de autores londrinens­es ficam expostos em um painel durante 15 dias em cada uma das nove escolas parceiras
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil