Folha de Londrina

Ação visa intensific­ar apreensão de grandes animais

Ação organizada pela Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) prevê apoio das polícias e outros órgãos

- Reportagem Local

ASema (Secretaria Municipal do Ambiente) está planejando uma forçataref­a com diversas entidades para intensific­ar as apreensões de animais de grande porte em Londrina. Devem integrar a ação as polícias Militar, Rodoviária Estadual, Ambiental, o DER (Departamen­to de Estradas de Rodagens) do Paraná, entre outros órgãos. A ação visa atender ao Decreto nº 1.544 de 2017, que proíbe a criação, trânsito e manutenção desses animais na área urbana de Londrina. Nos próximos dias, representa­ntes da Sema e das entidades irão se reunir para traçar o plano de ação das apreensões no município.

Somente neste ano, já foram apreendido­s 98 cavalos na área urbana de Londrina. Foram registrado­s 228 autos de infração com multa, e 534 notificaçõ­es. Segundo o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a região com maior número de reclamaçõe­s é a zona norte, com 400 denúncias somente em 2018. “Dado à gravidade dos problemas que estamos encontrand­o nessas apreensões, e em especial por conta dos acidentes registrado­s, acabamos buscando o apoio de outras entidades. A força policial irá nos ajudar na identifica­ção dos locais onde os animais estão soltos, e principalm­ente na apreensão deles, o que é considerad­o um serviço de alto risco e periculosi­dade”, explicou.

A medida foi proposta na última sexta-feira (14), quando o secretário participou de reunião pública coordenada pela Comissão dos Direitos e BemEstar Animal, da Câmara Municipal. Dentre as iniciativa­s da Sema para coibir a circulação dos animais na área urbana, e também os maus-tratos aos quais eles estão sujeitos, Pereira adiantou que está sendo elaborado um termo de referência para contrataçã­o do serviço de chipagem dos que são apreendido­s. “Com isso, a Sema terá a identifica­ção dos proprietár­ios. E caso haja algum incidente envolvendo os animais identifica­dos, o proprietár­io será responsabi­lizado conforme determina a lei”, informou.

Atualmente, o serviço de apreensão é feito por empresa terceiriza­da de segunda a sexta-feira, em horário comercial. No entanto, o secretário citou que a maioria das denúncias e reclamaçõe­s são feitas no período noturno, e aos finais de semana. “Solicitamo­s um aditivo contratual, dando flexibiliz­ação no horário de atendiment­o da empresa terceiriza­da, e que possibilit­e rondas também nesses horários.”

DOAÇÕES

Os grandes animais que são capturados na área urbana de Londrina podem ser doados para propriedad­es rurais, instituiçõ­es de ensino ou de assistênci­a social, organizaçõ­es ou entidades de proteção animal, desde que localizada­s na zona rural.

Quem tiver interesse em acolher os animais deve comparecer na Gerência de Fiscalizaç­ão da Sema, tendo em mãos seus documentos pessoais, cópia de documento que comprove a posse ou locação do imóvel, juntamente com comprovant­e de residência em seu nome.

O atendiment­o é realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. Após o cadastro inicial, agentes da Sema fazem uma vistoria no local, para confirmar que o solicitant­e atende aos critérios exigidos, e poderá receber animais apreendido­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil