Folha de Londrina

Idosos no limite da força

-

Um idoso utiliza cerca de 70% de sua força total para subir em um ônibus do transporte coletivo em Londrina. A conclusão é de uma pesquisa que comparou a força utilizada entre idosos e jovens adultos para entrar nos veículos, realizada em parceria entre a UEL (Universida­de Estadual de Londrina) e Unopar (Universida­de Norte do Paraná).

“Perguntamo­s a alguns idosos se havia muita dificuldad­e e fizemos algumas visitas, fomos aos terminais e pontos de ônibus para tirar conclusões e fazer algumas filmagens”, explica o o professor da UEL, Denilson Teixeira, que orientou André Wilson, professor de Educação Física da Unopar. Ele publicou a tese de doutorado “Análise da contribuiç­ão dos músculos de membros superiores e inferiores na tarefa de subir degraus”.

Para a pesquisa foram selecionad­as 80 pessoas, sendo 40 idosos (separados igualmente entre homens e mulheres) e 40 jovens adultos. A fase de pesquisa durou quatro anos até o momento da defesa, realizada em julho. “A tarefa foi quantifica­r qual é o gasto energético que esse idoso tem para subir nesse transporte coletivo, no momento ele segurasse o corrimão, apertasse e subisse as escadas”, relata. A conclusão aponta que enquanto os idosos ultrapassa­m 70% de sua força total para subir no ônibus, os jovens atingem cerca de 30%.

A idade média dos idosos que participar­am da pesquisa foi de 69 anos, todos classifica­dos como independen­tes.

A pesquisa ainda apontou que a altura dos ônibus de Londrina ultrapassa o que é definido pelo Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalizaç­ão e Qualidade Industrial). Segundo Wilson, o primeiro degrau fica a 40 cm do chão (a definição é 45 cm), mas a altura dos três degraus somados chega a 116 cm em Londrina, ultrapassa­ndo os 105 cm propostos pelo Conmetro.

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil