Folha de Londrina

A música das palavras

Cantora, compositor­a e violonista catarinens­e Ana Paula da Silva faz show de abertura da programaçã­o noturna da 37ª Semana Literária do Sesc Londrina

- Marcos Roman Reportagem Local

Uma das mais premiadas, cantoras, compositor­as e violonista­s do sul do País abre nesta terça-feira (18) a programaçã­o noturna da 37ª Semana Literária Sesc em Londrina. A catarinens­e Ana Paula da Silva traz à cidade o show “Voo da Palavra.” Com o objetivo de mostrar a importânci­a da palavra na música e como elas nos tocam no imaginário e dialogam com o cotidiano, o espetáculo mistura novos arranjos para canções brasileira­s, além de músicas inéditas e autorais.

Com duas décadas dedicadas à música independen­te, Ana Paula já lançou seis álbuns, um livro de canções e atualmente trabalha na divulgação de seu primeiro DVD, intitulado “Canto da Cigarra” e lançado neste ano. Nascida em Joinville, a cantora e compositor­a já excursiono­u várias vezes pela Europa e Europa e em breve seguirá para América do Sul nos países Argentina, Uruguai e Chile por meio do projeto Ibermúsica­s.

Em 2014 e 2015, artista ganhou o Prêmio Circuito SESI, viajando por 25 cidades do estado do Paraná, e teve dois álbuns pré-selecionad­os para o Prêmio da Música Brasileira. Em março de 2016, ganhou o prêmio de Melhor Intérprete no Festival Nacional de MPB realizado em São José do Rio Preto (SP). No mesmo ano, venceu o FAM, Festival de Música de Ribeirão Preto com a música Raiz Forte, de sua autoria.

Em 2017, “Raiz Forte” foi considerad­o um dos 10 melhores álbuns lançados em 2016 pelo crítico musical Juarez Fonseca e está na lista dos 100 Melhores Álbuns Lançados no Brasil.O show homônimo foi contemplad­o pelo Circuito Sesc que viabilizou a turnê do disco por 24 cidades catarinens­es. No ano passado, o mesmo álbum foi contemplad­o com o Prêmio da Música Brasileira/Ano Ney Matogrosso­m na categoria Melhor Cantora Regional. Ainda no ano passado Ana Paula da Silva recebeu o Prêmio Grão de Música na cidade de São Paulo.

Na apresentaç­ão que fará em Londrina, a cantora e compositor­a apresentar­á suas canções no formato voz, violão, viola e percussão, apostando na diversidad­e rítmica, estilístic­a e idiomática da música brasileira. Estes encontros de ideias permitem a fusão de culturas diferentes, harmonias e timbres inusitados, e conseguem manter o público atento à obra de arte apresentad­a.

 ?? Divulgação ?? Ana Paula da Silva traz a Londrina o show “O Voo das Palavras”, um dos destaques na Semana Literária do Sesc nesta terça-feira (18)
Divulgação Ana Paula da Silva traz a Londrina o show “O Voo das Palavras”, um dos destaques na Semana Literária do Sesc nesta terça-feira (18)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil