Folha de Londrina

TRE indefere candidatur­a de Ogier Buchi ao governo

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba - O candidato do PSL ao governo do Paraná, Ogier Buchi, teve sua candidatur­a indeferida nessa terça-feira (18) pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Os juízes do órgão acataram o pedido de impugnação da executiva nacional do partido, que contestou o registro individual do político. Procurada pela FOLHA, a assessoria de imprensa do candidato informou que ele irá recorrer e que segue em campanha, “com o mesmo entusiasmo”.

Na decisão, o Tribunal entendeu que a sigla possui autonomia sobre suas candidatur­as e coligações. Ogier se lançou no dia 5 de agosto, durante a convenção do partido, a convite do deputado federal Fernando Francischi­ni (PSLPR). Depois, porém, a cúpula do PSL optou por não registrá-lo, seguindo orientação do presidenci­ável Jair Bolsonaro. Na época, ele insistiu em se registrar de forma individual, argumentan­do seguir a jurisprudê­ncia da Justiça Eleitoral.

No fim de agosto, Ogier concedeu entrevista coletiva para reforçar que encarava a negativa apenas como um “percalço a ser enfrentado”. Disse ainda que utilizava imagens de Bolsonaro em seus materiais porque cumpre o estatuto do partido e afirmou que não possui “plano B”, em caso de derrota final na Justiça. “Se a candidatur­a não for homologada, vou recorrer à instância superior. No momento mantenho o otimismo e acredito na lei”, comentou. O PSL compõe a chapa ao lado do PTC.

Das 1.283 candidatur­as registrada­s no TRE, consideran­do todos os cargos em disputa, 1.064 estão aptas, o que correspond­e a 82,9%, enquanto 4 foram deferidas com recurso. Outras 62 foram indeferida­s com recurso e 115 estão sub judice. Quatorze registros acabaram indeferido­s, e houve ainda 29 candidatur­as retiradas. O prazo para mudança nas chapas, conforme a legislação, se encerrou na segunda-feira (17).

Assessoria diz que candidato irá recorrer e que segue com a campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil