Folha de Londrina

Rebelião em presídio no Pará termina com sete mortos

- Felipe Cordeiro

São Paulo - Sete detentos morreram e outros três ficaram feridos em uma rebelião no Centro de Recuperaçã­o Regional de Altamira, no sudoeste do Pará, na madrugada e manhã desta terça-feira (18). Durante o motim, um grupo de 16 presos tentou fugir da unidade, sem sucesso. Segundo a Susipe (Superinten­dência do Sistema Penitenciá­rio do Estado), detentos da cela 3, do bloco A, tentaram fugir do presídio pela janela de ventilação do local por volta da 1h30. Os agentes prisionais de plantão flagraram a movimentaç­ão pelas câmeras de segurança e acionaram a Polícia Militar, que impediu a saída.

Os presos, então, correram em direção ao bloco do semiaberto e atearam fogo na sala do gerador de energia e no galpão de alojamento. No motim, parte das celas e das grades da unidade, além da enfermaria e da secretaria, foi depredada.

A Susipe informou que o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 4 horas. Já a rebelião foi encerrada às 9h40, quando os detentos se entregaram após negociação. Ao todo, 120 presos participar­am do motim.

“Os detentos reivindica­ram celeridade na análise dos processos penais pela Justiça”, afirmou a superinten­dência, em nota. Uma recontagem e revista seria realizada na unidade prisional com o apoio de policiais da Companhia de Operações Especiais da PM que se deslocaria­m de Belém até Altamira.

A Susipe não confirmou, até o fechamento desta edição, nenhuma fuga. De acordo com a Diretoria de Administra­ção Penitenciá­ria do órgão, seis detentos foram mortos por outros presos e um morreu carbonizad­o. Os corpos foram encaminhad­os para identifica­ção no IML (Instituto Médico Legal). Outros três detentos tiveram ferimentos e foram levados para a UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o) de Altamira. Segundo a Susipe, a unidade prisional custodia 374 presos - a capacidade é para apenas 208.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil