Folha de Londrina

Kim Jong-un elogia sul-coreano por mediar reunião com Trump

- Folhapress

São Paulo - Em sua primeira visita à capital norte-coreana, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, foi elogiado nesta terça-feira (18) pelo ditador Kim Jong-un por tê-lo aproximado do presidente dos EUA, Donald Trump. O mandatário norte-coreano agradeceu pela ajuda nas negociaçõe­s que levaram à reunião com o americano em Singapura em junho e disse esperar avanços no diálogo pela desnuclear­ização da península Coreana.

“Foi graças ao esforços de Moon que conseguimo­s realizar o histórico encontro entre Coreia do Norte e EUA. E por causa disso a situação política na região está estabiliza­da e esperamos novos progressos”, afirmou Kim.

Desde o encontro entre os dois em Singapura, Kim tem elogiado repetidame­nte Trump, tanto publicamen­te quanto por canais privados, afirma o “Financial Times”.

A Coreia do Sul espera que a visita desta semana estabeleça as bases para um segundo encontro entre Kim e Trump. O presidente dos EUA pediu a Moon que seja o “negociador-chefe” entre ele e o ditador norte-coreano após o cancelamen­to da viagem do secretário de Estado, Mike Pompeo. O desafio para Moon é convencê-los a fazer grandes concessões para evitar o tom cáustico de negociaçõe­s anteriores entre os países.

VISITA

Esta é a primeira vez que um mandatário sul-coreano viaja a Pyongyang em 12 anos - as duas primeiras reuniões, em abril e em maio, foram na zona desmilitar­izada. O último havia sido Roh Moo-hyun, recebido por Kim Jong-il.

Moon foi recebido por volta das 10h30 (22h30 de segunda em Brasília) no aeroporto internacio­nal de Pyongyang. Ele e sua mulher, Kim Jungsook, foram cumpriment­ados por Kim e sua mulher, Ri Solju. Na sequência, assistiram a uma performanc­e de nortecorea­nos segurando buquês de flor e da guarda de honra presidenci­al. Algumas das pessoas carregavam bandeiras norte-coreanas e a bandeira unificada das Coreias.

A delegação da Coreia do Sul é composta por 150 pessoas, incluindo atletas, celebridad­es e empresário­s. O avião que levava Moon fez uma rota indireta pela costa oeste da península antes de chegar à capital da Coreia do Norte, cerca de 1h20 depois.

 ?? Pyongyang Press Corps/AFP ?? Visita de Moon Jae-in à Coreia do Norte é a primeira de um mandatário sul-coreano ao país vizinho em 12 anos
Pyongyang Press Corps/AFP Visita de Moon Jae-in à Coreia do Norte é a primeira de um mandatário sul-coreano ao país vizinho em 12 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil