Folha de Londrina

China anuncia sobretaxa a produtos americanos

- Folhapress

São Paulo - A China decidiu retaliar os Estados Unidos após o governo de Donald Trump anunciar sobretaxa para mais US$ 200 bilhões em importaçõe­s do país asiático. Nesta terça-feira (18), Pequim anunciou a imposição de sobretaxas contra o equivalent­e a US$ 60 bilhões de importaçõe­s em produtos americanos. As tarifas serão de 5% e 10%, em vez de até 25%, taxa proposta anteriorme­nte.

As medidas irão afetar 5.207 produtos americanos. A lista inclui desde desde gás natural liquefeito e minérios até café e vários tipos de óleos comestívei­s, vegetais congelados, pó de cacau e químicos, entre outros.

Em comunicado, o Ministério das Finanças chinês afirmou que, se os EUA continuare­m a impor ainda mais sobretaxas contra Pequim, a China irá contra-atacar.

“A China é forçada a responder ao unilateral­ismo e ao protecioni­smo comercial dos EUA, e não tem escolha senão responder com suas próprias tarifas”, disse o ministério.

As sobretaxas anunciadas nesta terça entrarão em vigor na próxima segunda-feira (24), mesmo dia em que as tarifas americanas passarão a valer. A diferença em relação às sobretaxas anteriores que o governo Trump já havia anunciado é que a nova medida irá afetar consumidor­es diretament­e e bem às vésperas da temporada de compras de fim de ano.

No caso dos EUA, as tarifas serão de 10% até 1º de janeiro, quando aumentarão para 25%. A lista do USTR (Departamen­to de Comércio dos Estados Unidos) inclui desde frutos do mar até produtos eletrônico­s, móveis e materiais de construção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil