Folha de Londrina

Medalhas coroam ano de superação de atletas de Londrina

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Duas atletas da equipe Londrina/Caixa/Ipec têm muito o que comemorar em 2018. O ano foi de retorno às origens, aprendizad­o e muitas conquistas. A última delas no Troféu Brasil, a competição mais importante do atletismo brasileiro.

Adelly Oliveira Santos ganhou a prova dos 100 metros com barreiras e Lívia Avancini foi bronze no arremesso de peso, no evento que foi encerrado no fim de semana em Bragança Paulista.

Aos 31 anos, Adelly Santos retornou à equipe londrinens­e depois de seis anos defendendo grandes times do atletismo brasileiro. Fruto do ótimo trabalho de revelação do atletismo de Londrina, a pé-vermelho comemorou o fato de voltar para “casa” e coroar o retorno com mais um título nacional.

“Foi um ano de muitas mudanças. Perdi a equipe, o salário bom que eu tinha, mudei de casa, de treinador. Tive que me moldar à nova situação e todos aqui me receberam de braços abertos”, afirmou. “Era uma medalha muito desejada e esperada. Estou muito feliz por dar este título a Londrina e fechar o ano com chave de ouro. Toda conquista é importante, mas Troféu Brasil é sensaciona­l.”

Foi a quarta medalha da londrinens­e no Troféu Brasil na mesma prova. Ganhou bronze em 2009 e 2011 e o ouro em 2015 e neste ano. Além de festejar mais um título, Santos comemorou também o prazer de voltar a correr em alto nível. Em 2016, a velocista rompeu o ligamento do joelho direito e ficou nove meses fora das pistas. “A volta foi muito difícil. Não conseguia correr, me dava uma pane, um medo. Tudo que aconteceu este ano também foi bom para isso. Voltei a ter prazer na pista.”

Lívia Avancini também não tem do que reclamar da temporada. Foi a terceira conquista seguida no Troféu Brasil no arremesso de peso. Depois da prata em 2016 e 2017, ela garantiu a terceira melhor marca na prova deste ano. “Até poderia ter ido melhor nesta disputa, mas o resultado do ano foi o planejado, que era me manter entre as três primeiras do ranking”, comentou.

Aos 26 anos, Avancini também foi revelada na base londrinens­e, e teve que superar desafios em 2018. “Foi um ano bem conturbado no lado pessoal. Precisei conciliar trabalho com treino e tive que me adaptar a esta nova rotina. Mas também foi um ano de muito cresciment­o em todos os aspectos”, apontou. Ela agora quer focar na próxima temporada. “Em 2019, teremos Sul-Americano, Pan e Mundial. Tem tudo para ser um ano bacana novamente.”

Antes das férias, ambas vão integrar a equipe londrinens­e na disputa da fase final dos JAPs (Jogos Abertos do Paraná), que começa na sexta-feira (21), em Londrina.

Toda conquista é importante, mas Troféu Brasil é sensaciona­l”

 ??  ?? Lívia Avancini foi bronze no arremesso de peso e já planeja competiçõe­s de 2019
Lívia Avancini foi bronze no arremesso de peso e já planeja competiçõe­s de 2019
 ?? Fotos: RicArdo ChicArelli ?? Adelly Santos conquistou o bicampeona­to nos 100 metros com barreiras
Fotos: RicArdo ChicArelli Adelly Santos conquistou o bicampeona­to nos 100 metros com barreiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil