Folha de Londrina

Valoração do manual para se destacar

- (P.M.)

Buscar a própria identidade no trabalho que desenvolve para se colocar no mercado. Este é um fator que o campo do designer de moda acaba suscitando. Samuel Oliveira sabe bem disso. Formado pela UEL (Universida­de Estadual de Londrina), em 2017, criou sua própria marca depois da faculdade e também abriu um ateliê, onde coloca o aprendizad­o, aliado à criativida­de, em prática para crescer profission­almente.

“O processo de aprendizag­em (na universida­de) foi bacana, pois os professore­s deram bastante projeto, o que me fez familiariz­ar bem com o mercado e não somente com o ensino. Isso foi inserindo novas ideias. No TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) coloquei em prática o que trabalho atualmente. Pesquisei o que poderia aplicar de diferencia­l no segmento, já que o mercado está com muitos profission­ais”, conta. “Apliquei uma pesquisa para saber o que o público queria como diferente. Isso ajudou”, acrescenta.

O diferencia­l percebido por Oliveira foi valorizar o trabalho manual em detrimento do industrial­izado. “As peças quando feitas pela indústria são muito parecidas. Já manualment­e consegue se dedicar mais aos detalhes”, justifica ele, que optou pelo design de moda em razão do convívio com a família, que tem lojas neste ramo. O profission­al trabalha com moda festa para o público feminino e vestidos de noivas. Começou a exercer o ofício em casa e em 2018 resolveu abrir o próprio ateliê no centro de Londrina. O espaço atualmente passa por reformas e em breve será reinaugura­do.

A clientela tem crescido graças a indicações e com o auxílio das redes sociais. A tecnologia, inclusive, tem feito Samuel Oliveira aproximar as pessoas da moda, superando a questão da glamorizaç­ão. “Procuro divulgar o trabalho por meio do Instagram, postando os processos que são feitos no ateliê, para mostrar como é feita a peça. Isso ajuda o público a valorizar”, relata. “Espero conseguir, por meio das técnicas que adoto, me destacar no mercado de trabalho”, projeta.

 ?? Gina Mardones ?? Formado pela UEL, Samuel Oliveira criou sua própria marca e também abriu um ateliê de vestidos de noivas e moda festa para o público feminino
Gina Mardones Formado pela UEL, Samuel Oliveira criou sua própria marca e também abriu um ateliê de vestidos de noivas e moda festa para o público feminino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil