Folha de Londrina

Justiça estadual consentiu viagem de Abi, diz advogado

- Simoni Saris Reportagem Local

O empresário e primo do ex-governador Beto Richa Luiz Abi Antoun havia sido preso temporaria­mente no último dia 11 pelo Gaeco ( Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) na Operação Radiopatru­lha, que apura direcionam­ento de licitação para beneficiar empresário­s e o pagamento de propina a agentes públicos, além de lavagem de dinheiro no programa do governo estadual Patrulha do Campo, de 2012 a 2014. Ele foi solto na semana passada por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

Nesta quarta-feira (26), o nome de Abi aparece novamente nos mandados de prisão temporária expedidos pela Operação Integração 2, da Polícia Federal, mas o mandado não foi cumprido. Abi viajou ao Líbano (país do Oriente Médio) no último domingo e com retorno marcado para dia 6 outubro.

Segundo o advogado de Abi, Anderson Mariano, ele viajou no domingo (23) com o conhecimen­to da Justiça Estadual. “Ele não tem impediment­o nenhum de viajar. Quando viaja, comunica à Justiça para não caracteriz­ar descumprim­ento da medida cautelar”, explicou o advogado. “Ele sempre cumpriu todas as cautelares. Está tudo dentro da legalidade.”

Mariano disse que o empresário foi resolver questões familiares e ressaltou que antes da viagem foram apresentad­as à Justiça as passagens de ida e de volta. O retorno está marcado para o mês que vem, já que no dia 15 de outubro Abi deverá comparecer ao interrogat­ório da Operação Publicano 2, conduzida pelo Gaeco em Londrina. “O objetivo é voltar para o interrogat­ório, mas vou avaliar se ele irá voltar antes em razão desse novo mandado de prisão temporária. Ele nem está sabendo dessa situação. Eu também não sei do que se trata, soube pela imprensa.” Abi havia sido preso no dia 11 de setembro e deixou a prisão na semana passada.

O advogado informou ainda que o passaporte de Abi havia sido recolhido em operações anteriores nas quais figura como réu ou já foi condenado, como a Voldemort e a Publicano. Mas na Radiopatru­lha a retenção do documento não aconteceu.

Na coletiva de imprensa sobre a Operação Integração 2 realizada em Curitiba, o promotor do Ministério Público Federal Diogo Castor de Mattos demonstrou ter sido surpreendi­do pela viagem de Abi. “Também queria entender por que ele conseguiu viajar. Desconhecí­amos essa autorizaçã­o da justiça estadual e vamos analisar os fatos. Isso vai ser apurado.”

 ?? Marcos Zanutto/17-06-2015 ?? Declarado preso na Operação Integração, Abi Antoun viajou ao Líbano e só retorna em 6 de outubro: MPF diz não entender permissão
Marcos Zanutto/17-06-2015 Declarado preso na Operação Integração, Abi Antoun viajou ao Líbano e só retorna em 6 de outubro: MPF diz não entender permissão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil