Folha de Londrina

Ibope: Ratinho lidera para governo; segunda vaga no Senado está indefinida

- Reportagem Local

Com mais de 40 dias de campanha eleitoral e restando quase uma semana para a realização do primeiro turno, a corrida para o Palácio Iguaçu apresenta cenário pouco alterado, enquanto a disputa pela segunda vaga paranaense ao Senado se mostra embolada, de acordo com a pesquisa do Ibope/RPC divulgada nesta quinta-feira (27).

O candidato Ratinho Junior (PSD) lidera a disputa para o governo estadual, com 44% das intenções de voto, subindo 2 pontos percentuai­s em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 1º e 4 de setembro.

A governador­a Cida Borghetti (PP), que tenta a reeleição, subiu de 13% para 17%, e o deputado federal João Arruda (MDB) cresceu 4 pontos percentuai­s, passando de 6% para 10%. Doutor Rosinha (PT), que antes tinha 4%, agora aparece com 6%. Ogier Buchi (PSL), que somava 1%, passou a ter 2%.

Os demais candidatos aparecem com apenas 1% da intenção. São eles: Professor Piva (PSOL), Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede). Geonísio Marinho não pontuou. Brancos e nulos somam 16% e não souberam responder 14%. A pesquisa foi encomendad­a pela RPC e realizada entre os dias 24 e 26 de setembro.

O candidato do PSL, Ogier Buchi, tentou impugnar a divulgação da pesquisa. A candidatur­a dele foi impugnada pela Justiça, mas ele recorreu da decisão com recurso no TSE ( Tribunal Superior Eleitoral).

SENADO

Já o quadro para o Senado está imprevisív­el, especialme­nte em relação à segunda vaga. No primeiro levantamen­to do Ibope/RPC depois de deflagrada­s as operações Radiopatru­lha, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), e Integração 2, da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal, o que se vê é uma briga acirrada pela segunda cadeira. O exgovernad­or Beto Richa (PSDB) continua na vice-liderança, indicando que as denúncias do Ministério Público ainda não o tiraram do páreo. Mas, por outro lado, a ascensão de seus principais concorrent­es embolou a disputa. O senador Roberto Requião (MDB) segue na liderança, com 39% das intenções de voto, caindo 4 pontos percentuai­s em relação ao levantamen­to anterior.

Preso temporaria­mente na Radiopatru­lha, acusado de chefiar suposta organizaçã­o criminosa que visava direcionar licitações para desvio de verbas no programa estadual Patrulha Rural, Richa aparece com 17% das intenções de voto, caindo 11 pontos em relação à última pesquisa, quando tinha 28%. O tucano está tecnicamen­te empatado com o ex-senador Flávio Arns (Rede), que soma 16%, o empresário Oriovisto Guimarães (Podemos), 15%, e o deputado federal Alex Canziani (PTB), que aparece com 14%.

Na sequência aparecem Mirian Gonçalves (PT), com 7%, Nelton Friederich (PDT), 3%, e Jacque Parmigiani (Psol), com 2%. Brancos e nulos somam 13%. O número de indecisos ou que não respondera­m é de 44%.

Na pesquisa anterior, Flavio Anrs tinha 17%, Alex Canziani, 11%, e Oriovisto Guimarães, 3%. No levantamen­to espontâneo - quando não são apresentad­os os nomes dos concorrent­es - Requião lidera com 15%, seguido de Oriovisto, com 6%, e Arns, com 5%. Beto Richa tem 4%, empatado com Alex Canziani.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuai­s para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais.

 ??  ?? Pesquisa mostra liderança de Ratinho Jr. ao governo, seguido por Cida Borghetti, João Arruda e Doutor Rosinha
Pesquisa mostra liderança de Ratinho Jr. ao governo, seguido por Cida Borghetti, João Arruda e Doutor Rosinha
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil