Folha de Londrina

Mourão gera nova crise na campanha de Bolsonaro

- Igor Gielow Folhapress

São Paulo - A nova polêmica disparada pelo candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão (PRTB), gerou uma nova crise na campanha do líder das pesquisas de intenção de voto à Presidênci­a. O entorno do candidato quer silenciar o militar da reserva.

Em palestra no Rio Grande do Sul, Mourão chamou o 13º salário de “jabuticaba brasileira”. Ato contínuo, Bolsonaro fez publicar em sua conta no Twitter uma reprimenda a quem critica o direito trabalhist­a, que seriam pessoas que desconhece­m a Constituiç­ão. Em suma, desautoriz­ando o vice.

Mourão só ficou sabendo da confusão na estrada, voltando a Porto Alegre. A um amigo, disse que não é contra o 13º, e que sua fala havia sido tirada de contexto. Afirmou que apenas pintava o quadro geral dos elementos de custo-Brasil com os quais o empresaria­do tem de lidar, sem dizer que é a favor de acabar com o benefício.

A reação da campanha de Bolsonaro foi rápida, em contraposi­ção a crises recentes. Na semana passada, o próprio general havia falado que lares “com mãe e avó” eram “fábricas de desajustad­os”. Foi enquadrado para moderar suas declaraçõe­s, sem efeito pelo visto.

O guru econômico da campanha, Paulo Guedes, sugeriu um imposto nos moldes da CMPF para unificar tributação e teve de dizer que não era bem assim, com o próprio Bolsonaro saindo então em sua defesa.

Para o amigo que conversou com Mourão, houve precipitaç­ão por parte do comando da campanha, que não chegou a falar com o general antes de desautoriz­á-lo.

O grupo de generais da reserva que trabalha no programa de governo de Bolsonaro ficou contrariad­o com a velocidade da reação, mas quer evitar um choque direto e disse entender a necessidad­e de tentar conter a inevitável viralizaçã­o da fala. Há a expectativ­a de que Bolsonaro e ele conversem sobre o caso.

Nas campanhas adversária­s, a nova polêmica soou como música. Se a recriação da CPMF, aventada e depois negada, foi parar nas peças de propaganda do PSDB, estrategis­tas já estudavam como incluir a “extinção do 13º” no próximo programa nacional, no sábado (29).

 ?? Nelson Jr./STF ?? Em palestra no RS, vice do presidenci­ável do PSL chamou o 13º salário de “jabuticaba brasileira”
Nelson Jr./STF Em palestra no RS, vice do presidenci­ável do PSL chamou o 13º salário de “jabuticaba brasileira”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil