Folha de Londrina

Cotistas com menos de 60 anos têm até esta sexta para sacar PIS/Pasep

- Andreia Verdélio Agência Brasil

- Cotistas dos fundos do PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) têm até esta sexta-feira (28) para sacar o benefício fora dos critérios previstos em lei. É o caso dos trabalhado­res com menos de 60 anos. De acordo com o último balanço do Ministério do Planejamen­to, 4,5 milhões de pessoas nessa faixa etária ainda não retiraram os recursos.

Mais de 11 milhões de beneficiár­ios com menos de 60 anos já fizeram o saque. Aqueles que optarem por não retirar os recursos até sexta não perdem o direito ao dinheiro. Poderão fazer o saque futurament­e, quando passarem a cumprir um dos critérios habituais, conforme determina a Lei 13.677/2018.

Até 2017, os saques dos fundos PIS/Pasep só eram permitidos para cotistas com idade mínima de 70 anos ou para os casos de aposentado­ria, herdeiro de cotista, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por algumas doenças específica­s. A partir do dia 29, os saques voltam a ser exclusivos para aqueles que atenderem a um dos critérios citados, sendo que a idade mínima fixada pela lei passou para 60 anos.

HORÁRIO ESTENDIDO

Para facilitar o atendiment­o aos cotistas do PIS que ainda não sacaram seus benefícios, as agências da Caixa Econômica Federal abrirão duas horas mais cedo nesta sexta-feira, exceto nas regiões em que, devido ao fuso, esse horário não for a melhor condição de atendiment­o aos clientes. Para essas regiões específica­s, o horário também será ampliado, mas cada superinten­dência local decidirá se abrirá a agência antes ou se fechará depois do expediente normal.

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhado­r pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônico­s da instituiçã­o, desde que o interessad­o tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 40040001 ou 0800-729-0001.

Têm direito ao saque as pessoas que trabalhara­m com carteira assinada antes da Constituiç­ão de 1988. As cotas são os rendimento­s anuais depositado­s nas contas de trabalhado­res, instituída­s entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituiç­ão, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuiç­ões do PIS/Pasep das empresas para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhado­r), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social).

Do início do processo de flexibiliz­ação até o último dia 23, foram pagos R$ 18,03 bilhões aos cotistas do fundo PIS/Pasep, benefician­do 16,3 milhões de cotistas. Cerca de R$ 24 bilhões ainda estão disponívei­s no fundo, com mais de 12 milhões de pessoas com cotas para resgatar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil