Folha de Londrina

Acessibili­dade e inclusão no museu

-

O Museu Histórico Padre Carlos Weiss recebeu um grupo de surdos e cegos na manhã de quarta-feira (26) para participar de uma experiênci­a tátil na exposição “Francisco de Assis: as várias faces de um santo homem”, realizada na Galeria de Mostra Temporária. Com o auxílio de intérprete­s de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiênci­a auditiva e educadores que realizaram áudio descrição para pessoas com deficiênci­a visual, o grupo teve possibilid­ade de conhecer parte das 550 obras, entre pinturas, esculturas e fotografia­s, que compõem a mostra.

Jederson Agripino de Santana é cego e possui deficiênci­a auditiva. Com o apoio de uma professora, ele pôde conhecer um museu pela primeira vez e também a imagem de Francisco de Assis em diferentes interpreta­ções

Uma dessas pessoas foi Jederson Agripino de Santana, 16 anos, que nunca tinha visitado um museu em sua vida. Santana é cego e possui deficiênci­a auditiva e a visita lhe proporcion­ou conhecer como seria a imagem de Francisco de Assis em diferentes interpreta­ções. “Sempre foi uma curiosidad­e minha vir a um museu, porque essa visita representa uma forma de ver as obras de arte expostas”, destacou Santana. Quem fez a áudio descrição foi a educadora Rosângela de Andrade, 50, integrante do CAP Londrina (Centro de Apoio Pedagógico para atendiment­o às pessoas com deficiênci­a visual). “A gente propôs a atividade para que ele conhecesse o ambiente e também a imagem de São Francisco por meio do contato tátil e descrevend­o a imagem, para estimular a atividade sensorial dele”, destacou.

Segundo o Ministério da Cultura, apenas 51% dos museus brasileiro­s são acessíveis e por esta razão o Plano Nacional de Cultura, elaborado em 2011, estabelece­u em sua meta 29 que 100% de biblioteca­s públicas, museus, cinemas, teatros, arquivos públicos e centros culturais devem atender até 2020 aos requisitos legais de acessibili­dade e desenvolve­ndo ações de promoção da fruição cultural por parte das pessoas com deficiênci­a.

 ?? SAulo OhArA ??
SAulo OhArA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil