Folha de Londrina

Goleiro londrinens­e assina contrato com o Napoli

- Thiago Mossini Grupo Folha

Mais uma promessa do futebol londrinens­e assinou contrato com um clube tradiciona­l do Velho Continente. O goleiro João Pedro Piai, 18 anos, é o novo reforço do time sub-19 do Napoli. Ele assinou vínculo com o clube italiano na última segunda-feira (1º), após passar um mês em testes por lá. “Sabia que deveria dar meu máximo para poder ficar”, ressaltou. E ficou.

Piai começou a jogar futebol de campo com 13 anos no Grêmio dos Operários, em Londrina. Depois de um ano, foi para o sub-15 do Tubarão, onde ficou um ano também. “Passado esse período, um treinador de goleiros do Fluminense viu meus vídeos na internet e me chamou para fazer um teste lá. Fiquei duas semanas e passei. Me mudei para Xerém (sede do Tricolor carioca) um dia depois de ter feito 15 anos. Fiquei por lá até o final de 2016.”

Na volta após a experiênci­a no Flu, Piai foi reprovado em alguns testes e voltou para Londrina para treinar com o ex-goleiro Alencar, para manter a forma. “Até que ele me disse que o Grêmio Novorizont­ino estava precisando de um goleiro do ano 2000. Arrumei minha mala e fui para lá fazer um teste. Passada uma semana, eu fui aprovado e assinei contrato amador com o clube”, contou o goleiro.

O jogador ficou no Novorizont­ino até o meio de 2018, quando pintou a primeira oportunida­de internacio­nal. Era uma proposta para jogar na segunda divisão da Eslovênia.

“Nesse momento, eu já conversava com um empresário italiano. O Novorizont­ino aceitou a proposta e vim para a Europa. Fiz pré-temporada durante dois meses na Eslovênia e meu empresário italiano achava melhor eu vir para a Itália para aprender novos estilos de jogo. Nesse momento, chegou uma notícia para ele de que o Napoli precisava de um goleiro de ano 2000 e eu vim para Nápoles fazer um teste. Passei e agora estou aqui”, resumiu o jogador, que contou com a ajuda de outros brasileiro­s para se comunicar na Eslovênia.

Piai, que diz se inspirar no italiano Buffon, por sua regularida­de em toda a carreira, contou que foi muito bem recebido pelos companheir­os do time sub-19, mas que ainda não teve contato com a primeira equipe. Ele tem até o meio de 2019 para mostrar serviço e prorrogar o contrato, que termina em junho.

João Pedro Piai passou por LEC, Flu, Novorizont­ino e futebol esloveno antes da chance na Itália

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil