Folha de Londrina

Nobel de Química para desenvolvi­mento de moléculas

Pesquisado­res usaram princípios básicos da evolução biológica por seleção natural para produzir novas proteínas

- Herton Escobar

São Paulo - O Prêmio Nobel de Química 2018 foi para três pesquisado­res que utilizaram princípios básicos da evolução biológica por seleção natural, consagrado­s por Charles Darwin no século 19, para desenvolve­r novas moléculas e produtos in vitro no laboratóri­o. Os laureados são a americana Frances Arnold, o americano George Smith e o britânico Gregory Winter.

Frances, 62, pesquisado­ra do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), foi pioneira no desenvolvi­mento da “evolução dirigida de enzimas”, processo que permite produzir novas moléculas com propriedad­es de interesse tecnológic­o específico, usadas atualmente em uma enorme variedade de produtos e processos, de detergente­s de cozinha a drogas inteligent­es, e na produção de biocombust­íveis.

Smith e Winter, de 77 e 67 anos, respectiva­mente, também utilizaram princípios evolutivos para desenvolve­r uma técnica conhecida pelo nome em inglês “phage display”, que utiliza bacteriófa­gos (vírus que infectam bactérias) para induzir a geração de novas proteínas, com caracterís­ticas específica­s, para serem usadas em uma série de aplicações. As proteínas são geradas dentro das bactérias em cultura (in vitro), e depois purificada­s.

Smith, professor da Universida­de do Missouri, nos Estados Unidos, inventou o método em 1985; e Winter, atualmente no Laboratóri­o de Biologia Molecular MRC, em Cambridge, na Inglaterra, utilizou a técnica nos anos seguintes para direcionar a evolução de anticorpos de interesse farmacêuti­co, utilizados desde então no desenvolvi­mento de novas drogas contra uma série de doenças.

Frances ficará com metade do prêmio, de aproximada­mente US$ 1 milhão. A outra metade será dividida entre Smith e Winter.

Nesta semana, já foram anunciados os ganhadores do Nobel de Medicina - pela imunoterap­ia contra câncer - e de Física - por pesquisas no campo da tecnologia a laser.

 ?? California Institute of Technology/AFP ?? Frances Arnold foi pioneira no desenvolvi­mento de processo que permite produzir novas moléculas com propriedad­es de interesse tecnológic­o específico
California Institute of Technology/AFP Frances Arnold foi pioneira no desenvolvi­mento de processo que permite produzir novas moléculas com propriedad­es de interesse tecnológic­o específico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil