Folha de Londrina

Em Londrina, mais de 370 mil pessoas devem ir às urnas

Segundo maior colégio eleitoral do Paraná tem 138 locais de votação nas eleições deste domingo; juiz crê em menor abstenção

- Vitor Struck Reportagem Local

Enquanto entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Academia Brasileira de Direito Constituci­onal realizam eventos comemorati­vos em alusão ao aniversári­o da Constituiç­ão Federal (leia na página 5), não se pode afirmar que o clima das eleições de 2018 tem a ver com alegria, como a que transbordo­u nas palavras de personagen­s como Ulysses Guimarães há 30 anos. “Chegamos. Nós chegamos, graças a Deus, à sociedade, aos constituin­tes e ao povo brasileiro, chegamos”, disse o constituin­te em um 5 de outubro, um dia como o desta sextafeira e que antecede a véspera das eleições majoritári­as deste ano.

Em Londrina, 372.008 mil eleitores estão aptos a votar e a ampla maioria deve movimentar 138 locais de votação que abrigam 1.120 seções eleitorais. Em todo o município a eleição vai demandar a atuação de 4.480 mesários, além de outros 1.000 profission­ais como motoristas, administra­dores de prédio e auxiliares do Juízo.

Segundo o juiz da 146ª zona eleitoral, Rodrigo Bressan, está tudo dentro do cronograma. Ele explica que as urnas vão ser levadas para os locais de votação neste sábado, onde são testadas. Neste ano, das 290 urnas oficiais que são de responsabi­lidade da 146º ZE, apenas duas apresentar­am defeitos na fase de testes. O magistrado conta que a expectativ­a dele é que neste ano Londrina apresente uma abstenção menor do que nas eleições anteriores.

“O que talvez aconteça neste ano é que o índice de abstenção caia. Primeiro porque fizemos uma biometria há cinco anos aqui em Londrina, em princípio o pessoal está com o cadastro atualizado, e por ser uma eleição que está chamando muito o interesse do eleitor, talvez a abstenção caia. A abstenção em Londrina sempre correu por volta de 18%, 20%, ante 25% do Brasil, mas é chute, não dá pra saber”, pondera.

NOVIDADES

Uma novidade neste ano é que 23 pessoas poderão votar em Londrina usando o nome social que não necessaria­mente é o determinad­o no nascimento. Em todo o Estado 308 pessoas trans solicitara­m a mudança do nome na Justiça Eleitoral, como ficou permitido após decisão do Supremo Tribunal Federal.

A outra novidade é que os eleitores de Londrina ganharam três novos locais de votação. Na zona norte da cidade dois locais atendem aos moradores do Residencia­l Vista Bela e Conjunto Hilda Mandarino, e vieram com as inauguraçõ­es do Colégio Estadual Vista Bela (Rua Yoneko Shime, 300) e Escola Municipal Professor Odésio Franciscon (Rua Osmy Muniz, 750). Já na zona sul o novo local é a Escola Premier (Rua João Wyclif, 530).

Quem votou em 2016 na Unopar, unidade Aeroporto, foi transferid­o para o Colégio Ética (Avenida Santos Dumont, 1.200), e os eleitores que votavam na Escola Municipal América Sabino Coimbra foram transferid­os para a Escola Municipal Hayde Colli Monteiro (Rua do Pelicano, 491).

Já os mais de mil eleitores da 42ª zona eleitoral que solicitara­m o voto em trânsito devem se dirigir ao Colégio Estadual Vicente Rijo e à Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães.

Para computar os votos dos londrinens­es vão ser utilizadas 1.266 urnas eletrônica­s, sendo 1.120 de seções para Londrina, 26 seções para Tamarana e o restante de reserva para trocas durante a votação.

PARANÁ

Em todo o Paraná 7.971.087 eleitores estão aptos a votar neste domingo, sendo que 89,87% realizaram o cadastrame­nto biométrico. A Justiça Eleitoral informa que das 26.792 seções do estado, 23.069 receberam a biometria. Destes, apenas 13,5% possuem ensino superior e, neste domingo, poderão escolher entre um contingent­e de 1.288 candidatos.

Os eleitores que possuem smartphone­s ou celulares com o sistema android e IOS podem baixar o e-título, um aplicativo que facilita a identifica­ção do eleitor. Entretanto, não é permitido utilizar o celular na cabine de votação, apenas a “colinha” com o número dos candidatos.

SERVIÇO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta os eleitores que tiverem dúvidas sobre o local de votação a acessar o site do TSE (www.tse.jus.br/eleitor). E também aconselha que os eleitores revisem os números dos seus candidatos, o que pode ser feito pelo site www.divulgacan­dcontas.tse.jus.br.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil