Folha de Londrina

População afirma não ter sido alertada sobre as fortes chuvas

- ( V.O.)

Em todos os relatos colhidos pela reportagem da FOLHA, nenhum dos moradores afirmou que foi alertado pela Defesa Civil sobre a chuvarada que atingiu a cidade. O coordenado­r da Defesa Civil em Jataizinho, Orides Figueira da Silva, garantiu que também não recebeu o alerta de que haveria uma chuva forte na cidade. “Eu não recebi mensagem alguma antes de tudo acontecer. Só me informaram da segunda ‘tromba d´água’, que veio por volta das 14 horas. Eu estava em Londrina e ligaram para eu voltar cor- rendo. Não deu dez minutos e foi uma coisa terrível. Eu fiquei com o barco atravessan­do as pessoas da Vila Frederico até a água baixar”, garantiu ele admitindo que houve falhas na comunicaçã­o para alertar a população.

O coordenado­r regional da Defesa civil, Major Clodomir Marafigo Júnior, refutou essa afirmação e disse que o Estado fez o que tinha de ser feito. “Foram emitidos alertas com informaçõe­s do Simepar (Sistema Meteorológ­ico do Paraná) e do Cigerd (Centro Integrado de Gerenciame­nto de Riscos e Desastres). Temos um grupo de WhatsApp que emite alertas para os coordenado­res municipais e o coordenado­r de Jataizinho está nesse grupo no qual foram enviados quatro ou cinco alertas durante o dia, além do SMS da Defesa Civil, que envia alertas a quem tiver seu número cadastrado”, afirmou. Marafigo Júnior destacou que as enchentes em Jataizinho são recorrente­s e acontecem há 20 anos ou mais. “A situação depende da população se retirar do local, mas elas não querem sair de lá, mesmo havendo risco. Eu já participei de ações lá de resgate em enchentes, mas mesmo orientando as pessoas não querem deixar o local”, afirmou.

O Capitão Anderson Gomes das Neves, oficial da Coordenado­ria Estadual da Defesa Civil, afirmou que foram enviados dois alertas, um às 11h30 e outro às 13 horas, avisando que chegariam chuvas fortes. “Quem estava cadastrado no sistema de alertas deveria ter recebido o alerta até no máximo ao meio dia”, afirmou. Segundo informaçõe­s da coordenado­ria estadual, em Jataizinho, apenas 373 pessoas das mais de 12 mil pessoas que habitam o município se cadastrara­m para receber alertas pelo celular e receberam a informação. Desse total, apenas 2,96% viram a mensagem.

Vale lembrar que é possível se cadastrar enviando um SMS para o número 40-199 com o CEP da residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem. O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Centro Nacional de Gerenciame­nto de Riscos e Desastres (Cenad), Agência Nacional de Telecomuni­cações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.

 ?? Fotos: Gustavo Carneiro ?? A água da chuva invadiu ruas e casas de Jataizinho, moradores e servidores passaram o dia limpando a lama
Fotos: Gustavo Carneiro A água da chuva invadiu ruas e casas de Jataizinho, moradores e servidores passaram o dia limpando a lama
 ??  ?? Em alguns trechos o tráfego de veículos teve de ser interrompi­do
Em alguns trechos o tráfego de veículos teve de ser interrompi­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil