Folha de Londrina

Cresce número de brasileiro­s barrados em Portugal

- Giuliana Miranda

Lisboa

- A quantidade de pessoas barradas ainda no aeroporto em Portugal disparou em 2018: uma alta de 74% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os brasileiro­s são a nacionalid­ade mais afetada. Apenas nos primeiros oito meses do ano, o número de entradas recusadas já supera com folga a de 2017 inteiro.

Até 31 de agosto, 1.655 cidadãos do Brasil foram impedidos de entrar em território luso, o que representa um aumento de 23,8% em relação ao total do ano anterior, que já havia sido de alta. Isso significa que mais de seis brasileiro­s são mandados de volta todos os dias.

Os números são do SEF (Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras) e foram divulgados nesta sexta-feira (5) pelo jornal português “Expresso”, que dedicou uma longa reportagem sobre o assunto.

As autoridade­s migratória­s admitem que uma das principais razões para o endurecime­nto dos critérios na chegada aos aeroportos tem a ver com a entrada em vigor de regras que facilitam a legalizaçã­o de imigrantes em situação irregular.

“Desde que foi aprovado o novo diploma , se sente uma maior pressão migratória no aeroporto. Houve um evidente efeito-chamada”, disse Sérgio Henriques, diretor de Fronteiras de Lisboa, em declaração ao Expresso.

Além de questões objetivas, como a ausência de reserva em hotéis ou da falta da quantia mínima de 40 euros (cerca de R$ 178) por dia de viagem, há outros critérios que despertam a atenção dos inspetores na fiscalizaç­ão de fronteiras. Homens casados que vão para a Europa pela primeira vez, mas sem levar a família junto para as férias, casais com filhos que viajam em pleno ano letivo e até grupos com malas muito pesadas são possíveis sinais de alerta.

Os brasileiro­s representa­m hoje 74% de todos os barrados em Portugal. Os angolanos aparecem em um distante segundo lugar, seguidos por paraguaios, marroquino­s e venezuelan­os.

Após atingir o mínimo histórico em 2013, com 299 “barrados” a quantidade de brasileiro­s com entrada recusada em Portugal não para de subir. Em 2017, 1.336 pessoas foram impedidas de entrar no país.

Depois de seis anos em queda, o número de brasileiro­s com visto de residência em Portugal voltou a aumentar em 2017. Embora os dados do SEF indiquem alta de 5,1% no total de brasileiro­s vivendo no país, estes números são subestimad­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil