Folha de Londrina

Paranaense realiza seu primeiro sonho olímpico

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Participar dos Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta de qualquer canto do mundo. Para o procopense Pedro Luiz Tombolim, a oportunida­de chegou aos 16 anos. Atleta da equipe Londrina/Caixa/Ipec de atletismo, o adolescent­e encara o maior desafio da sua ainda precoce carreira.

Tombolim será um dos 21 atletas da seleção brasileira de atletismo que estarão representa­ndo o País nos Jogos Olímpicos da Juventude, que começam neste sábado (6) em Buenos Aires. “Nunca imaginei que chegaria aqui tão rápido assim”, afirmou o garoto, que começou no atletismo aos 12 anos. “Acredito que é fruto de muita dedicação e de sempre buscar o melhor.” Tombolim é oriundo do Projeto Ouro do Olimpo de Cornélio Procópio, onde funciona um dos polos da equipe de atletismo Londrina/ Caixa/Ipec.

Especialis­ta na prova dos 800 metros, Tombolim é lider do ranking nacional e sul-americano sub-18, com a marca de 1min52s29. É o atual campeão paranaense sub-23 e na Gymnasíade - Mundial Escolar, disputada no Marrocos em maio, foi sexto colocado nos 800 metros e medalha de prata no revezament­o 200/400/600/800 metros.

“A preparação foi boa e estou muito focado. Acredito que posso dar trabalho, mas a competição é de um nível muito alto, com os melhores atletas do mundo”, afirmou o adolescent­e. Tombolim vai competir nos Jogos Olímpicos nos 800 metros rasos no dia 15.

Antes da viagem para a Argentina, a seleção brasileira fez um período final de treinament­os na base da Aeronáutic­a no Rio de Janeiro. “Esta fase de treinos foi muito importante e deu para pegar um pouco também da dinâmica de como será o evento em Buenos Aires”, ressaltou. “Quero brigar por medalha e quem sabe com melhora de marca.”

Fã de Joaquim Cruz, um dos maiores atletas brasileiro­s e campeão olímpico dos 800 metros em Los Angeles, em 1984, Tombolim destacou o apoio da família e sonha alto para, quem sabe, seguir os passos do ídolo. “Estava com minha mãe na primeira vez que entrei em uma pista e ela continua me incentivan­do”, apontou. “Quero seguir a carreira de atleta e chegar à Olimpíada. 2020 está logo aí, quem sabe?”

Os Jogos Olímpicos da Juventude vão reunir aproximada­mente 4 mil atletas de 205 países para a disputa de 36 modalidade­s em 280 provas. A delegação brasileira é formada por 79 atletas, que competem em 25 modalidade­s. Os Jogos terminam no dia 18.

Adolescent­e é o melhor da América do Sul na categoria sub-18 dos 800 metros

 ?? Ricardo Chicarelli/28-03-2018 ?? Pedro Luiz Tombolim vai participar dos Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina
Ricardo Chicarelli/28-03-2018 Pedro Luiz Tombolim vai participar dos Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil