Folha de Londrina

Novas séries em streaming

Entre as novidades,destaca-se ‘The Romanoffs que trata dos descendent­es da dinastia imperial russa

- France Presse

Londres

- A americana Amazon está lançando em sua plataforma de streaming uma infinidade de novas séries originais com as quais quer marcar seu protagonis­mo nesse nicho de mercado, especialme­nte na Europa.

Entre estas novas séries está “The Romanoffs”, do diretor americano Matthew Weiner, criador de “Mad Men”, apresentad­a em pré-estreia mundial em Londres na última terça-feira (2).

A série, que será disponibil­izada em 12 de outubro, gira em torno de personagen­s atuais que acreditam ser descendent­es da dinastia imperial russa abolida pela revolução bolcheviqu­e de 1917.

Outra novidade é “Homecoming”, um thriller psicológic­o americano de 10 episódios de meia hora protagoniz­ado por Julia Roberts, que dá vida a Heidi Bergman, que vê sua vida despedaçad­a quando um auditor do Departamen­to da Defesa americano põe em dúvida o tempo que ela passou em um centro de reintegraç­ão para ex-combatente­s.

E “Good Omens”, adaptação do romance de fantasia cômico inglês de mesmo nome, com David Tennant e Michael Sheen, na qual um anjo e um demônio unem suas forças para evitar o nascimento do filho de Satã.

“Temos mais de 100 milhões de assinantes e (...) fazemos um esforço permanente para crescer mais”, diz a diretora da Amazon Studios, Jennifer Salke. “Nosso objetivo é encontrar programas melhores, mais cativantes, viciantes e excitantes”.

Para Jay Marine, vice-presidente da Amazon Prime Video Europe, “o vídeo é um mercado enorme porque interessa aos consumidor­es, e estes lhe dedicam muito tempo”. “Esta tendência não desaparece­rá”, afirmou durante a apresentaç­ão dos novos programas à imprensa, afirmando que o potencial de cresciment­o é “imenso”.

Presente inicialmen­te em cinco países, a Amazon anunciou em dezembro de 2016 que estava estendendo seu serviço Prime Video a 200 países, situando-se como concorrent­e direta da Netflix, o outro gigante do streaming.

Segundo a empresa IHS Markit, a plataforma de vídeo prevê investir 4,5 bilhões de dólares em conteúdos originais este ano, em comparação com os 7,5 ou 8 bilhões da Netflix. Uma parte desse orçamento será dedicada à produção procedente da Europa, em um momento em que a legislação europeia se prepara para impor uma cota de 30% de programas locais às plataforma­s de streaming.

Já foram lançadas produções originais como “Six Dreams” na Espanha, uma série documental sobre o mundo do futebol, ou serão lançadas em breve, como a comédia franco-alemã “Deutsch-lesLandes” no fim de 2018.

CRIATIVIDA­DE

Para Marco Kreuzpaint­ner, diretor da série alemã “Beat”, que estreia em novembro, trabalhar com uma plataforma de streaming oferece grandes oportunida­des.

“Pouca gente entende alemão, por isso nosso mercado é normalment­e limitado. Agora (...) podemos alcançar uma audiência mundial, mostrar que temos ótimos produtos locais”. Também para os canais de televisão, as plataforma­s de vídeo, que antes viam com desconfian­ça, parecem ter se tornado aliadas graças a sua rede mundial.

Publicado em 1990, o romance apocalípti­co “Good Omens” (“Belas maldições”, em português), de Terry Pratchett e Neil Gaiman, nunca tinha sido adaptado pela televisão britânica por ser ambicioso e caro demais. Um projeto que agora é possível graças à associação entre a BBC e a Amazon Prime Video para produzir uma série de seis episódios, cuja estreia está prevista para 2019.

As coproduçõe­s entre canais tradiciona­is e redes online oferecem também novas oportunida­des para os atores, disse há um ano à AFP o britânico Michael Sheen, que interpreta o anjo, no set de filmagem.

“Todo mundo se pergunta: qual é a próxima série que devo assistir? Há um verdadeiro apetite, o que explica que produzam tantas coisas”, considerou.

 ??  ??
 ?? Divulgação ?? ‘The Romanoffs:’ Nova série da Amazon é dirigida por Matthew Weiner, criador de ‘Mad Men’
Divulgação ‘The Romanoffs:’ Nova série da Amazon é dirigida por Matthew Weiner, criador de ‘Mad Men’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil