Folha de Londrina

Para-raios

-

Com a chegada do período chuvoso, síndicos devem estar atentos ao funcioname­nto do para-raios. Veja algumas orientaçõe­s do Portal Sindiconet, conforme orientaçõe­s de especialis­tas do Ibape-MG sobre os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféric­as (SPDA), para evitar acidentes.

• Por sua localizaçã­o geográfica, o Brasil é o campeão mundial em descargas atmosféric­as. De acordo com dados do Grupo de Eletricida­de Atmosféric­a do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou nos últimos seis anos uma média de 77,8 milhões de raios por ano.

• Eles trazem uma série de riscos para pessoas, animais, equipament­os, estruturas e instalaçõe­s, podendo causar prejuízos e até matar. O país contabiliz­a em média 130 mortes e mais de 200 feridos por ano.

• Os síndicos e moradores de edifícios devem ficar atentos ao funcioname­nto do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféric­as) ou para-raios, para evitar acidentes.

• E em muitos casos esses problemas acabam acontecend­o em edificaçõe­s onde se acreditava­m estarem protegidas, devido à má instalação do equipament­o, à falta de vistoria ou de manutenção periódica.

• O conselheir­o do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-MG), o perito de engenharia Frederico Correia Lima Coelho, afirma que a norma 5419/2015 sugere a inspeção visual do equipament­o feita anualmente por um engenheiro eletricist­a.

• Por meio dessa norma se estabelece­m regras importante­s para a implementa­ção do para-raio, definidas por meio de cálculos e pesquisas. Entretanto, o especialis­ta orienta que essa inspeção também seja feita no momento em que ocorra a vistoria predial e que o morador peça ao profission­al que vistorie também o SPDA, não de forma visual, mas técnica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil