Folha de Londrina

‘O que vai avançar no que já existe? É preciso esmiuçar’

- Guilherme Marconi Reportagem Local

Para o presidente do OGPL (Observatór­io de Gestão Publica de Londrina), Roger Trigueiros, as propostas do futuro governador, em geral, são genéricas e sem parâmetros. “Quando se diz ampliar, aumentar, é preciso ter uma referência para que o eleitor possa fazer essa cobrança. O que vai avançar no que já existe? É preciso esmiuçar”, indaga.

O advogado espera que essas propostas sejam detalhadas no Orçamento no momento que o governador eleito Ratinho Jr. fizer a transição de governo.

Trigueiros também considera fundamenta­l o papel do eleitor de fiscalizar a gestão pública. “Há um equívoco muito grande achar que somente no voto é que o eleitor exerce a cidadania. É justamente depois que o eleitor precisa exercer de forma ativa esse direito de fiscalizar a aplicação dos recursos”. O presidente do OGPL analisou os tópicos de ampliação da transparên­cia como licitações on line e sistema de compliance.

“O compliance nada mais é que a legalidade. Cumprir o que estar na lei, o que já está posto. Acho que a Lei de Transparên­cia, a Lei de Acesso à Informação deve ser cumprida de forma integral e o Estado deve facilitar o acesso a essas ferramenta­s”. Quanto à licitação online, Trigueiros considera um “avanço” como já ocorre em alguns municípios do Estado, como Londrina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil