Folha de Londrina

PSB confirma apoio a Haddad

- Mariana Haubert

Brasília

- Os integrante­s da Executiva Nacional do PSB decidiram nesta terça-feira (9) que a sigla apoiará oficialmen­te Fernando Haddad, do PT, no segundo turno da eleição presidenci­al. Os diretórios do Distrito Federal e de São Paulo, no entanto, foram liberados para se posicionar­em de forma independen­te. Ao anunciar a decisão, o presidente da sigla, Carlos Siqueira, afirmou, no entanto, que o partido cobrará de Haddad a formação de uma frente democrátic­a envolvendo, além de partidos políticos, atores da sociedade civil.

“No momento difícil que vive o País, queremos que a candidatur­a se transforme em uma frente democrátic­a. Não estamos apoiando o candidato do PT, mas sim quem vai liderar essa frente para defender a democracia”, afirmou Siqueira.

O partido deverá ainda entregar a Haddad um documento com pautas programáti­cas. De acordo com o presidente do partido, o PT não pediu apoio formalment­e. “Estamos nos posicionan­do porque é a obrigação de um partido que tem vida republican­a”, disse.

O apoio do PSB era considerad­o pelo PT como fundamenta­l para impulsiona­r a candidatur­a do partido no segundo turno e angariar forças contra o adversário, Jair Bolsonaro (PSL).

Haddad, no entanto, também espera um apoio formal do governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que disputa a reeleição no segundo turno. O candidato afirmou que prefere manter a neutralida­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil