Folha de Londrina

Cursos presenciai­s têm o melhor desempenho no Enade

- Folhapress

São Paulo - Enquanto 6,1% dos cursos presenciai­s obtiveram o maior conceito no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), apenas 2,4% dos cursos a distância obtiveram a avaliação máxima, de acordo com dados divulgados nesta terça (9) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira). As informaçõe­s são da Agência Brasil.

O conceito foi calculado com base no desempenho dos estudantes na prova de 2017.

O Enade é um exame feito por estudantes, ao final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimen­tos, competênci­as e habilidade­s desenvolvi­das ao longo do curso. Levando em consideraç­ão o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classifica­dos seguindo uma escala de 1 a 5.

O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos, aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.

Na EaD (educação a distância), 39,4% obtiveram conceito 2 e 6,3%, conceito 1, o que significa que 45,7% obtiveram desempenho menor que a maioria. Apenas 2,4% tiveram conceito máximo, 5, e 12,4%, conceito 4. Ficaram com conceito 3, 39,6% dos cursos avaliados.

Na educação presencial, o resultado foi diferente - 27,6% conseguira­m conceito 2 e 4,9%, conceito 1, totalizand­o 32,5%. Na outra ponta, 22,4% ficaram com conceito 4 e 6,1% conceito 5. Ao todo, 39,1% desses cursos ficaram com conceito 3.

O último Censo da Educação Superior mostrou que as matrículas em cursos a distância cresceram 17,6% de 2016 para 2017, o maior salto desde 2008. A maior parte dos estudantes de EaD, 90,6%, está matriculad­a em instituiçõ­es de ensino privadas.

No geral, consideran­do cursos presenciai­s e EaD juntos, 5,9% dos cursos conseguira­m o conceito máximo, 5; 21,9% ficaram com conceito 4; 39,1%, conceito 3; 28,1% tiveram conceito 2 e 5%, conceito 1.

Em 2017, cerca de 450 mil estudantes de 10,6 mil cursos de 1,5 mil instituiçõ­es de ensino participar­am do Enade.

Foram avaliadas as seguintes áreas com cursos de bacharelad­o e/ou licenciatu­ras: arquitetur­a e urbanismo; artes visuais; ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras inglês; letras português; letras português e espanhol; letras português e inglês; matemática; música; pedagogia; química e sistema de informação.

Foram analisados também os cursos de engenharia e engenharia­s ambiental; civil; de alimentos; de computação; de controle e automação; de produção; elétrica; florestal; mecânica e química, além dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de análise e desenvolvi­mento de sistemas; gestão da produção industrial; gestão da tecnologia da informação e redes de computador­es.

 ?? Shuttersto­ck ?? Exame é feito por estudantes, ao final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimen­tos, competênci­as e habilidade­s desenvolvi­das ao longo do curso
Shuttersto­ck Exame é feito por estudantes, ao final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimen­tos, competênci­as e habilidade­s desenvolvi­das ao longo do curso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil