Folha de Londrina

Londrinens­e é chamado para seleção de basquete sub-15

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Depois de muitos anos, o basquete de Londrina comemora uma convocação para a seleção brasileira. O ala/ pivô Gustavo Santana foi chamado para integrar o time nacional que vai disputar o Campeonato Sul-Americano sub-15, no Uruguai. Com 1m95, o londrinens­e joga na equipe da APVE/Londrina há cinco anos e festejou muito a sua primeira convocação. “Minha mãe recebeu a notícia através de uma mensagem do meu treinador. Foi uma alegria muito grande aqui em casa, com todo mundo comemorand­o”, afirmou o adolescent­e, que começou a jogar basquete com dez anos no extinto Canadá Country Club.

A seleção brasileira se reúne a partir de domingo (14) para um período de treinament­os no Rio de Janeiro. A técnica Thelma Tavernari, que trabalha no Pinheiros (SP), chamou 22 jogadores e usará esta fase de treinos para definir o grupo de 12 atletas que viaja ao Uruguai. O Sul-Americano será realizado entre os dias 6 e 11 de novembro, em Montevidéu. “Espero aproveitar bem este período de treinos para evoluir ainda mais. Mas acredito que tenho condições de ficar no grupo final”, afirmou o pivô.

Gustavo integra a equipe sub-15 de Londrina que é tricampeã paranaense e tetracampe­ã da Taça Paraná. “Acredito que esta convocação é muito também pela força da nossa equipe e pelo ótimo trabalho que temos feito, além do esforço individual”, frisou o garoto. O Brasil é o atual campeão sul-americano da categoria e entra como favorito mais uma vez. “A seleção chega forte, inclusive com alguns jogadores que atuam fora do País. Vamos em busca do bicampeona­to”, apontou Gustavo.

Bruno Lopes, técnico da APVE/Londrina, elogiou o desempenho do seu jogador e entende que a convocação premia o esforço do atleta. “O Gustavo vem de vários títulos coletivos e individuai­s, como melhor jogador, cestinha. É um atleta muito dedicado e comprometi­do com o basquete, assim como toda a sua família. A convocação coroa este esforço”, ressaltou.

Segundo o treinador, há muitos anos a cidade não tinha nenhum atleta convocado e a chegada de Gustavo à seleção brasileira comprova que o trabalho do clube londrinens­e está no caminho certo. “Sabemos que para ter uma equipe adulta forte precisa de muito investimen­to. Mas na base temos conseguido o objetivo firmado desde o início da equipe, em 2013, que é ter times competitiv­os nas categorias de base, além de manter o trabalho de escolinhas e o social para levar o basquete ao maior número possível de meninos e meninas”, apontou.

 ?? Anderson Coelho ?? Gustavo Santana é um dos 22 atletas que disputarão 12 vagas para o Sul-Americano
Anderson Coelho Gustavo Santana é um dos 22 atletas que disputarão 12 vagas para o Sul-Americano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil