Folha de Londrina

Cafés especiais do Norte Pioneiro são premiados e leiloados na Ficafé

- Reportagem Local

O produtor Francisco Barbosa Lima, de Jaboti/Japira, ficou com o primeiro lugar na categoria Café Cereja Descascado do 6ºConcurso de Qualidade de Cafés Sabores do Norte Pioneiro do Paraná. Os lotes de 22 produtores finalistas foram analisados, premiados e leiloados durante a Ficafé 2018 (Feira Internacio­nal de Cafés Especiais do Norte Pioneiro), realizada semana passada em Jacarezinh­o. A premiação dos vencedores ocorreu na sexta-feira (5).

O vencedor do concurso disse que trabalha com café há 45 anos como técnico e é produtor dos grãos há 38 anos. “Sempre acreditei que o Paraná produz café de excelente qualidade e tenho dedicado minha vida a isso”, contou.

Lima apontou que, em função do clima do Norte Pioneiro, é necessário mudar alguns conceitos de processame­nto para que a produção de cafés especiais seja regular. “Precisamos de fomento do governo e apoio de entidades, como Acenpp e Sebrae/PR, que têm sido fundamenta­is para a formação, treinament­o e capacitaçã­o de produtores, além da organizaçã­o dessa feira, que é uma vitrine para os cafés da região”, afirmou.

Na categoria Café Cereja Natural a vencedora foi Maristela de Fátima da Silva Souza, cafeiculto­ra há mais de 20 anos, mas que há apenas cinco anos começou a produzir cafés especiais em busca de mais valor agregado. “Recebi o convite da Emater para participar do projeto Mulheres do Café em 2013. Entrei para fazer um bom café, natural ou cereja descascado, e está dando resultado. No ano passado, fui campeã no Paraná e, este ano, aqui. Estou muito feliz”, comemorou.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, ressaltou a importânci­a do concurso para a região. “A premiação destaca quem empregou esforços em produzir lotes diferencia­dos e evidencia o potencial da região para a produção de cafés de qualidade”, avaliou.

Enquanto no mercado convencion­al, uma saca de café de 60 quilos é comerciali­zada, em média, a R$ 380, na Ficafé realizada em Jacarezinh­o uma saca de café cereja descascado, finalista do concurso, foi arrematada por R$ 3.400 durante o leilão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil