Folha de Londrina

Cambé terá estacionam­ento rotativo a partir de novembro

A vencedora da licitação e responsáve­l pela execução do serviço é a Epesmel, que também gere o serviço rotativo em Londrina

- Matheus Camargo Estagiário*

Oretorno do serviço de estacionam­ento rotativo, a Zona Verde, em Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina) já tem data, será no mês de novembro. Os parquímetr­os que serão utilizados para a cobrança do serviço foram instalados em 15 vias indicadas pela Prefeitura no fim de setembro, mas não estão disponívei­s para uso, pois ainda faltam as sinalizaçõ­es vertical e horizontal, além da configuraç­ão das máquinas.

“Temos uma previsão de 90 dias para a instalação, que é o que está no edital da licitação. São 40 parquímetr­os e dependemos desse tempo para o início da operação. Não é uma ferramenta simples, ainda serão colocadas as bases. Eles aceleraram o processo de instalação do equipament­o, mas faltam algumas coisas um pouco complicada­s, como, por exemplo, a parte de pintura, instalação de novas placas, o que não é uma situação que dá para fazer a qualquer hora do dia”, explicou Fausto Anami, diretor de trânsito de Cambé.

A vencedora da licitação e responsáve­l pela execução do serviço é a Epesmel (Escola Profission­al e Social do Menor de Londrina), que também gere o serviço da Zona Azul em Londrina. Os parquímetr­os de Cambé terão funções diferentes e considerad­as mais modernas em relação às máquinas de Londrina. O equipament­o aceitará, por exemplo, o pagamento em cartão de débito e crédito, além de funcionar com painéis solares.

“Antes tínhamos a Zona Verde, mas não funcionou muito bem e extinguira­m. Ninguém mais consegue estacionar no centro da cidade”, afirmou o marceneiro Sidney Souza, 60. “Não via a hora de isso acontecer, porque eu estou cansado de ficar dando voltas para encontrar uma vaga.”

A ordem de serviço para início da instalação dos 40 parquímetr­os foi dada pela prefeitura no mês de agosto, com previsão de término para novembro. A decisão pela implantaçã­o do estacionam­ento rotativo partiu de reclamaçõe­s feitas diretament­e à prefeitura, que retomou a Zona Verde, extinta do município há cinco anos. Motociclis­tas terão vagas exclusivas e poderão estacionar gratuitame­nte.

Segundo Anami, serão aproximada­mente mil vagas de estacionam­ento disponívei­s. Nesse número, já estão inclusos os 2% de vagas especiais para deficiente­s físicos e os 4% de vagas para idosos.

“Tenho muita dificuldad­e de parar na área central . Só achei uma vaga por causa da farmácia, mas normalment­e não encontro. Tenho que deixar muito longe. Foram várias vezes que tive que fazer algo na rua Belo Horizonte e estacionei na rua Curitiba “, disse o aposentado João Castoldi, 68.

Foram instalados parquímetr­os nas ruas Belo Horizonte, Equador, Espanha, França, Holanda, Pará, Portugal, Presidente Kennedy, Otto Gaertner e Rio Grande do Norte; nas avenidas Brasil, Canadá e Inglaterra; além da travessa entra as ruas Espanha e França e na travessa Rui Barbosa.

Uma das principais reclamaçõe­s dos cambeenses é sobre o número de pessoas que estacionam em frente aos estabeleci­mentos comerciais e deixam os carros durante todo o dia nas vagas. A crítica parte especialme­nte dos clientes, mas também faz parte do dia a dia de quem trabalha no setor.

“Isso deveria estar funcionand­o desde sempre, faz muita falta. Até tinha antes, mas não funcionou. O problema é que alguns funcionári­os de outras lojas vêm e deixam o carro na frente da nossa loja, isso não é legal, tiram da frente do estabeleci­mento deles e colocam aqui”, revelou a comerciant­e Maria Tereza Carvalho, 62. “Acaba tirando a oportunida­de de um cliente comprar ou experiment­ar uma peça. Muitas vezes elas dão duas, três voltas, não encontram vaga e acabam ligando ou mandando mensagem para separarmos alguma peça e levar para elas.”

“Não via a hora de isso acontecer, porque eu estou cansado de ficar dando voltas para encontrar uma vaga”

*Supervisão de Célia Guerra - editora (interina) Cidades

 ?? Gustavo Carneiro ?? 40 parquímetr­os foram instalados em 15 vias indicadas pela Prefeitura no fim de setembro, mas faltam ainda as sinalizaçõ­es vertical e horizontal, além da configuraç­ão das máquinas
Gustavo Carneiro 40 parquímetr­os foram instalados em 15 vias indicadas pela Prefeitura no fim de setembro, mas faltam ainda as sinalizaçõ­es vertical e horizontal, além da configuraç­ão das máquinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil