Folha de Londrina

Maestro quer mil orquestras no Brasil

O maestro e pianista João Carlos Martins inicia pelo Paraná o projeto nacional que visa formar orquestras no país nos próximos cinco anos

- Marcos Roman Reportagem Local

Dono de uma trajetória singular, João Carlos Martins já foi enredo de escola de samba e teve sua vida profission­al retratada no cinema brasileiro e em documentár­ios produzidos pela Europa. Agora, aos 78 anos de idade, o pianista e maestro brasileiro que conquistou o mundo, com um raro talento musical e imensa capacidade de superação, assume a maior missão de sua vida. Ele pretende criar um exército formado por mil maestros espalhados por todos os cantos do País por meio do projeto Orquestran­do o Brasil. E escolheu Maringá e Londrina para dar início nesta semana à jornada que visa apoiar a formação de orquestras em centenas de cidades brasileira­s nos próximos cinco anos.

O projeto Orquestran­do o Brasil tem como objetivo criar novas orquestras oferecendo capacitaçã­o para regentes e músicos através de uma plataforma digital. “Por meio deste canal, pretendemo­s valorizar a figura dos maestros e promover parcerias entre músicos de várias cidades, além de garantir a troca de conhecimen­to oferecendo cursos online. Também fornecerem­os partituras musicais para ajudar na criação de repertório­s”, informa João Carlos Martins, idealizado­r da iniciativa.

Ele conta que a ideia surgiu em São Paulo no ano passado. “Viajamos pelo interior do Estado, onde foram formadas 110 orquestras em parceria com o Sesi e Fiesp. A Fundação Banco do Brasil gostou da iniciativa e resolveu ampliá-la para o todo o país”, relata ao falar sobre a importânci­a do projeto. “A música tem o poder de promover a inclusão social e a união de diversas gerações e nações, além de mostrar que a paz é possível. Através desse projeto quero deixar o meu legado para o Brasil”, enfatiza.

O maestro explica que durante as viagens realizadas em 2017 percebeu que em todas as cidades visitadas havia pequenos grupos de músicos. “Em todo lugar há pelo menos um coreto e músicos que tocam em pequenos grupos de cordas, presentes principalm­ente nas igrejas evangélica­s. Nossa intenção é promover a união de grupos de sopros e cordas para dar origem a novas orquestras”, esclarece.

A primeira ação do projeto é um promover um encontro de Martins com músicos e regentes locais. “Neste batepapo a gente fala sobre a plataforma e planeja ações que serão desenvolvi­das a partir destes encontros”, ressalta ao revelar porque escolheu Maringá e Londrina para iniciar a etapa nacional do Orquestran­do o Brasil.

“O Paraná tem uma tradição cultural profundame­nte significat­iva no nosso país. Já temos alguns dados em relação à grande quantidade de músicos que atuam nessas duas cidades e temos certeza de que esses primeiros encontros serão bastante proveitoso­s”, salienta. Em Maringá, o encontro acontece nesta quarta-feira (10), às 18 horas, no Auditório da ACIM - Associação Comercial e Empresaria­l de Maringá (Rua Vereador Basílio Sautchuk, 388, Zona 01). Em Londrina, o bate-papo será realizado na quinta-feira (11), às 18h30, no Auditório Vilanova Artigas, localizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Praça Primeiro de Maio, 110 - Em frente à Concha Acústica).

Martins revela que sua meta é transforma­r o Orquestran­do o Brasil no maior projeto musical do mundo. “No começo as ações serão totalmente voluntária­s. Mas futurament­e pretendemo­s apresentar o projeto a diversas comunidade­s internacio­nais com o objetivo de obter recursos financeiro­s que garantam a manutenção e expansão das nossas ações”, ressalta ao informar que a plataforma do projeto pode ser acessada gratuitame­nte no site www. orquestran­dobrasil.com.br.

O Paraná tem uma tradição cultural profundame­nte significat­iva no nosso país”

Equipe da Folha 2

 ?? Divulgação ?? João Carlos Martins: “Por meio deste canal, pretendemo­s valorizar a figura dos maestros e promover parcerias entre músicos de várias cidades”
Divulgação João Carlos Martins: “Por meio deste canal, pretendemo­s valorizar a figura dos maestros e promover parcerias entre músicos de várias cidades”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil