Folha de Londrina

A um passo do amor e da morte

- Marcos Roman Reportagem Local

Marcado por coreografi­as contemporâ­neas, o Ballet de Londrina se adequou a um estilo mais clássico na montagem de “A Dama das Camélias”, espetáculo que será levado ao palco do Teatro Ouro Verde na noite desta quartafeir­a (10). Atração do Festival de Dança de Londrina 2018, o evento que tem início às 20 horas conta a música de Chopin executada pela Orquestra Sinfônica de Londres como trilha sonora. A trágica história de amor e separação criada pelo escritor francês Alexandre Dumas Filho será contada por um grupo de 15 bailarinos da companhia que completará 25 anos de existência no mês de dezembro.

“A Dama das Camélias” conta a história de Marguerite, cortesã de luxo que se apaixona por um homem de família nobre, o estudante de direito Armand Duval. O encontro se dá no Teatro de Variedades, onde assistem à trágica obra Manon Lescaut, sem perceberem que vislumbram ali o seu próprio destino. Na estratific­ada sociedade do século XIX, tratase de uma relação impossível, proibida. No entanto, esse amor não pode ser vivido por causa da condição e pressão social que os separam. O pai de Armand, inclusive, pede à Marguerite para abandoná-lo como prova de amor.

A obra publicada em 1848 conduz o público por um ‘pas de deux’ (passo de dois) em que o amor e a separação eterna dançam juntos. O espetáculo da companhia londrinens­e foi montado especialme­nte para ser apresentad­o durante o Festival Internacio­nal de Música de Londrina 2018. A montagem, que tem direção geral de Marciano Boletti e coreografi­a partilhada com Leonardo Ramos, chama a atenção pela beleza, pela técnica e pela refinada produção, com mais de setenta figurinos assinados por Rhafael Magalhães.

O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O evento é uma realização da APD (Associação dos Profission­ais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucio­nal da Funcart e da Casa de Cultura da Universida­de Estadual de Londrina.

 ??  ??
 ?? FÁbio Alcover/DivulgAção ?? ‘A Dama das Camélias’: 15 bailarinos no palco para interpreta­r história de amor de Alexandre Dumas Filho
FÁbio Alcover/DivulgAção ‘A Dama das Camélias’: 15 bailarinos no palco para interpreta­r história de amor de Alexandre Dumas Filho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil