Ar­te e fé

Acer­vo da sa­la de ex­po­si­ção de lon­ga du­ra­ção con­ta com cer­ca de 100 pe­ças des­de ob­je­tos do­a­dos por fa­mí­li­as de pi­o­nei­ros, ma­que­tes, en­tre ou­tros

Folha de Londrina - - Primeira Página - Fran­cis­mar Le­mes Es­pe­ci­al pa­ra a FOLHA

Nes­te dia 12 de outubro o Bra­sil ce­le­bra sua pa­dro­ei­ra, Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da. Em Apu­ca­ra­na, os de­vo­tos po­dem en­con­trar um dos mai­o­res acer­vos ico­no­grá­fi­cos de Ma­ria, re­pre­sen­ta­da em su­as di­ver­sas gra­ças em mi­lha­res de ima­gens de di­fe­ren­tes es­co­las ar­tís­ti­cas e pe­río­dos. Fi­gu­ras tra­zem re­pre­sen­ta­ções da san­ta de di­ver­sas par­tes do pla­ne­ta, com ca­rac­te­rís­ti­cas afri­ca­nas, asiá­ti­cas ou in­dí­ge­nas

En­tre o pas­sa­do e o fu­tu­ro exis­te o tempo da memória pre­sen­te em co­le­ções, co­mo as do Mu­seu His­tó­ri­co de Cam­bé. O acer­vo de fotos, fil­mes, nu­mis­má­ti­ca, pe­ças ar­que­o­ló­gi­cas e ob­je­tos con­tam a his­tó­ria de po­vos que ha­bi­ta­vam a re­gião, an­tes dos co­lo­ni­za­do­res che­ga­rem e dos pi­o­nei­ros mo­ra­do­res da ci­da­de.

O mu­seu es­tá ins­ta­la­do no pré­dio do Cen­tro Cul­tu­ral de Cam­bé, es­pa­ço que tam­bém me­re­ce ser vi­si­ta­do, ofe­re­cen­do ofi­ci­nas de ar­tes vi­su­ais e dan­ças ur­ba­nas, en­tre ou­tras.

Em co­me­mo­ra­ção ao ani­ver­sá­rio da ci­da­de, até o dia 26 de outubro, o cen­tro apre­sen­ta a ex­po­si­ção “Me­mó­ri­as Pic­tó­ri­cas”, com obras do ar­tis­ta plás­ti­co Os­mar Del­ga­do. Ele nas­ceu e pas­sou a in­fân­cia e ado­les­cên­cia em Cam­bé, re­gis­tran­do as lem­bran­ças nas su­as te­las.

Já o mu­seu pro­por­ci­o­na aos vi­si­tan­tes uma vi­a­gem ao pas­sa­do por meio dos ob­je­tos ex­pos­tos na sa­la da mos­tra de lon­ga du­ra­ção e ou­tra de pe­ças ar­que­o­ló­gi­cas.

“É uma vi­a­gem his­tó­ri­ca pe­los ca­mi­nhos de Cam­bé em que, prin­ci­pal­men­te, as cri­an­ças des­co­brem co­mo o mu­ni­cí­pio se for­mou e tam­bém apren­dem um pou­co so­bre o de­sen­vol­vi­men­to da tec­no­lo­gia, co­mo as coi­sas eram no pas­sa­do e co­mo evo­luí­ram ao lon­go do tempo”, res­sal­ta Edu­ar­do Pa­vi­na­to, do se­tor ad­mi­nis­tra­ti­vo do mu­seu.

O mu­seu foi cri­a­do, em 1985, pa­ra res­ga­tar a his­tó­ria de Cam­bé, mu­ni­cí­pio for­ma­do pe­las 10 pri­mei­ras fa­mí­li­as que vi­e­ram de Dant­zig, na Ale­ma­nha, à re­gião por in­ter­mé­dio da Com­pa­nhia de Ter­ras Nor­te do Pa­ra­ná. A ori­gem dos pri­mei­ros mo­ra­do­res ins­pi­rou pri­mei­ro no­me da ci­da­de, No­va Dant­zig.

En­tre as co­le­ções do mu­seu es­tão 1 mil fo­to­gra­fi­as e 4 mil ne­ga­ti­vos, al­guns em cha­pa de vi­dro, do fo­tó­gra­fo Arthur Ei­dam. O pi­o­nei­ro fo­tó­gra­fo che­gou à re­gião, quan­do ain­da era um po­vo­a­do de ape­nas 8 mil ha­bi­tan­tes.

Re­gis­trou ce­nas do co­ti­di­a­no, pro­cis­sões re­li­gi­o­sas, fes­tas, vi­si­tas de per­so­na­li­da­des à ci­da­de, en­tre ou­tras. “São ima­gens que mos­tram co­mo a ci­da­de foi se de­sen­vol­ven­do ao lon­go dos anos”, des­ta­ca Pa­vi­na­to.

Cem tí­tu­los de fil­mes pro­du­zi­dos por Re­na­to Me­li­to, nas dé­ca­das de 1940 e 1950, tam­bém con­tam em ima­gens a his­tó­ria do mu­ni­cí­pio.

A mos­tra na sa­la de ex­po­si­ção per­ma­nen­te con­ta com cer­ca de 100 pe­ças, co­mo a fa­mo­sa san­fo­na de João Pe­res Na­var­ro. “Con­ta-se que to­dos na fa­mí­lia do pi­o­nei­ro que­ri­am fi­car com a san­fo­na ita­li­a­na. A es­po­sa de­le, Emí­lia, de­ci­diu doar ao mu­seu e dis­se aos fa­mi­li­a­res, que não pre­ci­sa­vam bri­gar por­que po­de­ri­am vê-la, quan­do qui­ses­sem. Só que no mu­seu”, con­ta Pa­vi­na­to.

Os ob­je­tos de um dos pri­mei­ros pre­fei­tos e pri­mei­ro de­pu­ta­do es­ta­du­al de Cam­bé, o mé­di­co Jo­sé dos San­tos Ro­cha, aju­dam a con­tar um pou­co da his­tó­ria da me­di­ci­na na re­gião. A ma­que­te da ca­sa da Fa­mí­lia Tkotz é ou­tro des­ta­que en­tre os ob­je­tos ex­pos­tos. Pe­dro Tkotz nas­ceu em 1887, na ci­da­de de Ko­e­nigshu­et­te, na Al­ta Si­bé­ria, Ale­ma­nha.

Na sa­la ar­que­o­ló­gi­ca, o vi­si­tan­te po­de­rá ver ar­te­fa­tos e uten­sí­li­os fei­tos por po­pu­la­ções que já ha­bi­ta­vam a re­gião, an­tes dos co­lo­ni­za­do­res. Al­gu­mas pe­ças fo­ram en­con­tra­das on­de se­ria a Re­du­ção Je­suí­ti­ca San Jo­seph, que se for­mou em 1625 e foi des­truí­da em 1931. Era uma es­pé­cie de en­tre­pos­to en­tre a re­du­ção de Fran­cis­co Xa­vi­er à bei­ra do Rio Ti­ba­gi e San Ig­na­cio de Lo­er­to, à margem do Rio Pa­ra­na­pa­ne­ma. Foi fun­da­da pe­los pa­dres An­to­nio Ruiz de Mon­toya e Si­mon Mas­cet­ta.

Sau­lo Oha­ra

O acer­vo de fotos, fil­mes, nu­mis­má­ti­ca, pe­ças ar­que­o­ló­gi­cas e ob­je­tos con­tam a his­tó­ria dos po­vos que ha­bi­ta­vam a re­gião an­tes dos co­lo­ni­za­do­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.