CE­LE­BRA­ÇÃO –

Edi­ção des­te ano te­ve mu­dan­ças na estrutura pa­ra dar mais con­for­to aos vi­si­tan­tes; mui­tos fi­eis fo­ram agra­de­cer as gra­ças re­ce­bi­das

Folha de Londrina - - Primeira Página - Ali­ne Machado Pa­ro­di Re­por­ta­gem Lo­cal

A fes­ta da Pa­dro­ei­ra atraiu mi­lha­res de fiéis, nes­ta sex­ta-fei­ra (12), ao San­tuá­rio de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, na Vi­la No­va (re­gião cen­tral). Um te­lão foi ins­ta­la­do do la­do de fo­ra da igre­ja

OSan­tuá­rio de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, no Vi­la No­va, re­gião cen­tral de Lon­dri­na, fi­cou lo­ta­do du­ran­te a sex­ta-fei­ra (12), du­ran­te as ce­le­bra­ções da 21ª Fes­ta da Pa­dro­ei­ra. Um te­lão foi co­lo­ca­do no sa­lão la­te­ral da igre­ja pa­ra que os fiéis pu­des­sem acom­pa­nhar as mis­sas.

A ex­pec­ta­ti­va da or­ga­ni­za­ção é de que mais de 30 mil pes­so­as te­nham par­ti­ci­pa­do da fes­ta. Mais de mil vo­lun­tá­ri­os tra­ba­lha­ram pa­ra aten­der o pú­bli­co. A edi­ção des­te ano te­ve al­gu­mas al­te­ra­ções pa­ra dar mais con­for­to aos vi­si­tan­tes.

A con­sa­gra­ção das cri­an­ças foi trans­fe­ri­da pa­ra den­tro da igre­ja e a ben­ção dos veí­cu­los foi re­a­li­za­da na rua Ti­e­te. “Pa­ra o ano que vem já te­mos que pen­sar em am­pli­ar a ten­da fo­ra da igre­ja, pois o nú­me­ro de pes­so­as vem cres­cen­do”, dis­se Már­cio Mi­ot­to, co­or­de­na­dor da fes­ta.

A fes­ta pre­pa­rou uma pra­ça de ali­men­ta­ção e pos­to de en­fer­ma­gem com afe­ri­ção de pres­são. A pro­cu­ra por ben­çãos e con­fis­sões foi gran­de. De­ze­nas de pa­dres e diá­co­nos aten­de­ram os fiéis. A cos­tu­rei­ra apo­sen­ta­da Ma­ria Nei­de da Sil­va, 66, foi agra­de­cer as gra­ças re­ce­bi­das, co­mo o casamento da fi­lha, e pe­dir a in­ter­ces­são de Nos­sa Se­nho­ra pa­ra o fi­lho vol­tar pa­ra a Igre­ja Ca­tó­li­ca.

“Re­zo mil aves Ma­ria to­da se­ma­na, mas vir na fes­ta da mãe é di­fe­ren­te. Não tem coi­sa me­lhor do que es­tar na ca­sa da mãe, não é?”, co­men­tou Sil­va.

O dia da Pa­dro­ei­ra foi es­pe­ci­al pa­ra a fa­mí­lia Bo­ni­ne. A se­cre­tá­ria Cel­li­ce Nu­nes Bo­ni­ne Fer­raz Sil­va, 36, com­ple­tou nes­ta sex­ta-fei­ra três me­ses de gra­vi­dez. “Ho­je vi­e­mos só agra­de­cer. Agra­de­cer o em­pre­go do ma­ri­do, a ca­sa no­va, es­se be­bê”, dis­se. Ela con­ta que fi­cou um ano ten­tan­do en­gra­vi­dar do se­gun­do fi­lho.

Ela e a mãe, Ir­ley Nu­nes Bo­ni­ne, 59, pe­da­go­ga, fre­quen­tam o San­tuá­rio há qua­se 20 anos. “Pa­ra nós é um dia es­pe­ci­al. Ela (Cel­li­na) qua­se per­deu o me­ni­no, mas Nos­sa Se­nho­ra nun­ca dei­xa de nos aten­der”, co­men­tou a pe­da­go­ga.

São inú­me­ros os tes­te­mu­nhos de mi­la­gres da pa­dro­ei­ra. Co­mo a his­tó­ria de Ma­ria Fer­nan­da Ghi­o­ti, três me­ses de ida­de. A mãe, Ma­ria Lú­cia Ghi­o­ti, 48, pas­sou por qua­tro ten­ta­ti­vas de in­se­mi­na­ção ar­ti­fi­ci­al. Pre­ci­sou fa­zer uma ce­sá­ria de emer­gên­cia por cau­sa da hi­per­ten­são e Ma­ria Fer­nan­da nas­ceu de 31 se­ma­nas, 1.535kg e fi­cou 26 di­as no hos­pi­tal.

“Era a mi­nha úl­ti­ma ten­ta­ti­va de en­gra­vi­dar. No pri­mei­ro exame deu ne­ga­ti­vo. En­tão, na­que­le fim de se­ma­na fui pa­ra o San­tuá­rio Na­ci­o­nal, em Apa­re­ci­da, e pe­di a gra­ça. Quan­do vol­tei, re­fiz o exame e deu po­si­ti­vo. Ela é o meu mi­la­gre”, dis­se Ghi­o­ti. Ela le­vou a fi­lha, ves­ti­da de an­jo, pa­ra ser con­sa­gra­da à Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da.

BEN­ÇÃO

Pa­ra a ben­ção dos veí­cu­los foi ins­ta­la­do um pór­ti­co azul e bran­co com a ima­gens de Nos­sa Se­nho­ra da Con- cei­ção Apa­re­ci­da na rua Ti­e­te. O ad­mi­nis­tra­dor Jack­son Fi­o­ri, 35, e a con­ta­do­ra Ga­bri­e­la Fi­o­ri, 32, par­ti­ci­pam to­dos os anos da ben­ção. “So­mos mui­to de­vo­tos de Nos­sa Se­nho­ra. Com­pa­re­ce­mos to­dos os anos. De­pois da ben­ção pa­re­ce que es­tou mais se­gu­ro”, afir­mou Fi­o­ri. Es­te ano, o ca­sal le­vou pe­la pri­mei­ra vez a fi­lha Manuela, 3. A me­ni­na es­ta­va um pou­co as­sus­ta­da com as bu­zi­nas dos ca­mi­nhões.

A cai­xa Gi­se­le Bo­lin,38, foi com o ma­ri­do, Ti­a­go Pon­tes, pe­dir que Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da cui­de de­le en­quan­to es­tá tra­ba­lha­do. Pon­to­es é mo­to­boy. “É uma con­fi­an­ça (a ben­ção) de re­ce­ber a pro­te­ção da mãe”, dis­se Bo­lin. A es­ti­ma­ti­va é de em tor­no de 3.000 carros, mo­tos, ôni­bus e ca­mi­nhões fo­ram aben­ço­a­dos.

Ro­ber­to Cus­tó­dio

Fotos: Ro­ber­to Cus­tó­dio

O San­tuá­rio de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, na Vi­la No­va, lo­ta­da pa­ra a Fes­ta da Pa­dro­ei­ra: cer­ca de 30 mil pes­so­as es­ti­ve­ram no lo­cal e cer­ca de mil vo­lun­tá­ri­os tra­ba­lha­ram pa­ra aten­der o pú­bli­co

A ben­ção dos veí­cu­los foi fei­ta na rua Ti­e­te: a ca­da ano au­men­ta o nú­me­ro de fi­eis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.