Jus­ti­ça Elei­to­ral de­ter­mi­na au­di­to­ria em ur­nas no Pa­ra­ná

Ave­ri­gua­ção se­rá fei­ta em qua­tro se­ções lo­ca­li­za­das em Cu­ri­ti­ba e Cam­po Lar­go, on­de elei­to­res nar­ra­ram que o vo­to era en­cer­ra­do após a di­gi­ta­ção de dois nú­me­ros pa­ra pre­si­den­te

Folha de Londrina - - Política - Es­te­li­ta Hass Ca­raz­zai

São Pau­lo - A pe­di­do do PSL, par­ti­do do pre­si­den­ciá­vel Jair Bol­so­na­ro, a Jus­ti­ça Elei­to­ral do Pa­ra­ná de­ter­mi­nou na quin­ta-fei­ra (11) a re­a­li­za­ção de uma au­di­to­ria em ur­nas de qua­tro se­ções elei­to­rais do Es­ta­do.

O ob­je­ti­vo é ve­ri­fi­car o funcionamento das ur­nas usa­das no pri­mei­ro tur­no das elei­ções, que fo­ram al­vo de re­cla­ma­ções de elei­to­res no dia da vo­ta­ção.

Nas qua­tro se­ções, que fi­cam nas ci­da­des de Cu­ri­ti­ba e Cam­po Lar­go, os elei­to­res nar­ra­ram que o vo­to era en­cer­ra­do ime­di­a­ta­men­te após a di­gi­ta­ção dos dois nú­me­ros pa­ra pre­si­den­te, sem que pres­si­o­nas­sem a te­cla “con­fir­ma”. As re­cla­ma­ções fo­ram re­gis­tra­das em ata.

Na de­ci­são que de­ter­mi­nou a au­di­to­ria, o de­sem­bar­ga­dor Gil­ber­to Ferreira, cor­re­ge­dor elei­to­ral do TRE (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral) do Pa­ra­ná, des­ta­cou que já são re­a­li­za­das ações de fis­ca­li­za­ção e se­gu­ran­ça nas ur­nas, co­mo au­di­to­ri­as mo­ni­to­ra­das, ce­rimô­ni­as pú­bli­cas de ge­ra­ção de da­dos, en­tre ou­tras.

Ferreira, po­rém, con­si­de­rou que o TRE tem “o de­ver de pro­ces­sar e apu­rar to­das as de­nún­ci­as de ir­re­gu­la­ri­da­des que pos­sam ma­cu­lar o pro­ces­so elei­to­ral, não só pa­ra pu­nir even­tu­ais in­fra­to­res, co­mo pa­ra cor­ri­gir e apri­mo­rar o sis­te­ma pa­ra os pró­xi­mos plei­tos elei­to­rais”.

A au­di­to­ria se­rá re­a­li­za­da na se­ma­na que vem, a par­tir do dia 19, com a pre­sen­ça de re­pre­sen­tan­tes do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Elei­to­ral, OAB, Po­lí­cia Fe­de­ral e im­pren­sa. Uma au­di­ên­cia pú­bli­ca foi mar­ca­da pa­ra o dia 18.

Em no­ta nes­ta se­ma­na, o TRE in­for­mou que, em to­das as se­ções em que hou­ve re­cla­ma­ção, os vo­tos dos elei­to­res pre­sen­tes fo­ram com­pu­ta­dos na ín­te­gra, co­mo de­mons­tram os bo­le­tins de ur­na (uma es­pé­cie de ex­tra­to dos vo­tos re­gis­tra­dos).

“To­das as ur­nas ele­trô­ni­cas fo­ram sub­me­ti­das a ri­go­ro­so con­tro­le e tes­tes de se­gu­ran­ça, não ha­ven­do ris­co da exis­tên­cia de frau­de na vo­ta­ção”, in­for­mou o ór­gão.

Re­cla­ma­ções se­me­lhan­tes tam­bém fo­ram re­gis­tra­das em ou­tros Es­ta­dos, co­mo São Pau­lo, San­ta Ca­ta­ri­na e Ma­to Gros­so do Sul. Em to­dos os Es­ta­dos, a Jus­ti­ça Elei­to­ral des­ta­cou que o sis­te­ma é se­gu­ro e au­di­tá­vel, que as de­nún­ci­as so­bre frau­des eram in­fun­da­das e que qual­quer in­ter­cor­rên­cia se­ria de­tec­tá­vel.

AR­MA

Um eleitor que usou uma ar­ma pa­ra apertar os bo­tões da ur­na ele­trô­ni­ca, num ví­deo di­vul­ga­do nas re­des so­ci­ais, foi identificado pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral e irá res­pon­der por que­bra de si­gi­lo do vo­to.

May­kon Santana Aní­bal, 26, é mo­ra­dor de Cor­né­lio Pro­có­pio, no Nor­te do Pa­ra­ná. Ele pres­tou de­poi­men­to à PF na quar­ta-fei­ra (10) e foi li­be­ra­do em se­gui­da. A ar­ma, apre­en­di­da pe­los po­li­ci­ais, é de brin­que­do.

No ví­deo di­vul­ga­do nas re­des, ele aper­ta o nú­me­ro 17, de Jair Bol­so­na­ro (PSL), com o ca­no da ar­ma. Em en­tre­vis­ta à RPC TV, Aní­bal dis­se que fez uma “brin­ca­dei­ra” e que se ar­re­pen­deu.

“Foi uma brin­ca­dei­ra que eu fiz na ho­ra ali, sem pen­sar, e aca­bou re­sul­tan­do nes­se pro­ble­ma. Nun­ca mais. É er­ran­do que se apren­de. Um mi­nu­to de bo­bei­ra aca­ba pre­ju­di­can­do a vi­da in­tei­ra”, de­cla­rou.

Ou­tros dois elei­to­res, de Ser­gi­pe e São Pau­lo, tam­bém são in­ves­ti­ga­dos pe­la PF por te­rem pos­ta­do fotos de seus vo­tos, com uma ar­ma em ci­ma da ur­na.

Nes­se ca­so, eles po­dem res­pon­der por in­ci­ta­ção ao cri­me, já que as pos­ta­gens fo­ram acom­pa­nha­das de men­sa­gens que in­ci­ta­vam a vi­o­lên­cia, se­gun­do a PF.

A au­di­to­ria se­rá re­a­li­za­da na se­ma­na que vem, a par­tir do dia 19

To­das as ur­nas ele­trô­ni­cas fo­ram sub­me­ti­das a ri­go­ro­so con­tro­le”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.