Folha de Londrina

Duelos São Paulo x Rio Grande do Sul acirram briga pela liderança

Rodada do Brasileiro terá confrontos entre quatro dos cinco primeiros colocados, separados por apenas cinco pontos na classifica­ção

- Das agências

São Paulo - Dois duelos entre times paulistas e gaúchos são a grande atração da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, com disputas diretas pela liderança. O líder Palmeiras (56 pontos) recebe o quinto colocado Grêmio (51), enquanto o vice-líder Internacio­nal (53) enfrenta em Porto Alegre o São Paulo (52), hoje o quarto. Os dois jogos começam às 16 horas de domingo (14). Dos cinco primeiros do Nacional, o único que não tem confronto direto nesta rodada é o terceiro colocado Flamengo (52), que neste sábado (13) fará clássico com o Fluminense às 17 horas.

O Palmeiras conseguiu de última hora a liberação dos laterais Mayke e Diogo Barbosa para o jogo de domingo contra o Grêmio, no Pacaembu. A dupla havia sido punida por dois jogos de suspensão em virtude das expulsões ocorridas na semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, em partida marcada por confusão generaliza­da no Mineirão. Tanto Mayke quanto Diogo teriam que cumprir o castigo no Brasileiro, mas o STJD optou pela liberação dos dois para o jogo do fim de semana.

A decisão favorável ao Palmeiras facilita o trabalho de Luiz Felipe Scolari para o confronto diante dos gremistas. Alternativ­as a Mayke e Diogo Barbosa, Marcos Rocha está lesionado e Victor Luís suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

No Grêmio, Kannemann, Marcelo Grohe, Léo Moura, Cortez, Ramiro e Everton devem ser desfalques para o técnico Renato Gaúcho. Enquanto os cinco últimos jogadores estão machucados, o argentino está com a seleção de seu país.

No Internacio­nal, as principais dúvidas do técnico Odair Hellmann para o confronto com o São Paulo estão no meio-campo e no ataque. O volante Rodrigo Dourado sentiu dores no pé direito e se tornou dúvida. Se não puder atuar, a tendência é que Charles volte a ter uma chance, já que Gabriel Dias é desfalque por um problema no púbis.

No ataque, a dúvida é Leandro Damião. O jogador ficou de fora da derrota para o Sport, na Ilha do Retiro, devido a uma lesão muscular, mas voltou a treinar durante a semana e deve estar em campo. Caso contrário, Jonatan Álvez ou D’Alessandro são os favoritos a ficar com a vaga.

Substituto do lesionado Rodrigo Moledo, Emerson Santos exaltou a importânci­a da partida e pediu a presença em peso da torcida. “Fundamenta­l a torcida incentivan­do a gente, apoiando, incomodand­o o adversário. Sem dúvida nenhuma, vai ser um grande apoio para a gente”, declarou o zagueiro em entrevista coletiva.

O técnico Diego Aguirre também tem problemas para escalar o São Paulo. O maior suspense recai sobre o substituto do meia-atacante Everton, diagnostic­ado durante a semana com uma nova lesão muscular. Desta vez, ele faz tratamento para se reabilitar de um estirament­o no músculo posterior da coxa esquerda. Não há estimativa certa para o seu retorno.

Aguirre tem diferentes opções para suprir a ausência do titular. Na última rodada, no clássico com o Palmeiras, o treinador colocou Rodrigo Caio na lateral e adiantou Bruno Peres. Outra possibilid­ade é deixar Reinaldo atuando mais avançado, com Edimar na lateral esquerda. Também são alternativ­as Everton Felipe e Antony.

FLA-FLU

Um dos concorrent­es ao título do Campeonato Brasileiro e perto de um clássico com o Fluminense, o Flamengo viu Lucas Paquetá dominar as atenções do clube durante a semana devido ao acerto da sua saída para o Milan. O técnico Dorival Júnior exaltou o comportame­nto do atleta mesmo após a notícia da sua transferên­cia no final do ano.

“Tenho sentido isso nos treinos, uma integração muito grande, um interesse do atleta, então não veja motivo nenhum para que aconteça nada diferente. A expectativ­a é que ele continue focado, concentrad­o, até porque é um jogador de altíssimo nível com quem contamos muito para o restante da competição”, declarou o treinador.

Dorival também falou sobre o clássico deste sábado, no Maracanã, importantí­ssimo para o Flamengo. O time precisa vencer o Fluminense para não deixar o líder Palmeiras desgarrar. Por isso, o treinador pediu a presença da torcida em peso.

“É fundamenta­l e decisivo. A torcida do Flamengo sempre faz a diferença. Já joguei contra algumas vezes no Maracanã e agora será a favor. Espero que tudo corra bem. A preparação está sendo feita para conseguirm­os realizar uma partida do nível que queremos. Vamos buscar proporcion­ar um espetáculo ao torcedor. O momento é deles e contamos com o incentivo para conquistar­mos o resultado”, comentou.

No Flu, o técnico Marcelo Oliveira tem sua maior dúvida na defesa, em razão do desfalque do lateral-direito Gilberto. Ele está machucado. E Léo, possível substituto, vai cumprir suspensão no fim de semana.

CLÁSSICO PAULISTA

Com o plano do Santos frustrado de liberar Rodrygo dos amistosos da seleção sub-20 no Chile, o técnico Cuca vai optar por Derlis González, sábado, no clássico com o Corinthian­s, no Pacaembu, às 19 horas. O esquema do Santos com três atacantes será mantido. Então, o setor será formado por Derlis González, Gabigol e Bruno Henrique. No meiocampo, no lugar do suspenso Alison, a dúvida é entre Renato ou Yuri.

No Corinthian­s, como havia antecipado na quarta-feira (10) após a derrota para o Cruzeiro no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, o técnico Jair Ventura mandará a campo um time alternativ­o, recheado de reservas, preservand­o seus principais jogadores para o segundo jogo da final. O goleiro Walter deverá ser umas das novidades, assim como o veterano Danilo, que será escalado em sua posição de origem, no meio de campo, atrás do centroavan­te Jonathas. Pedrinho e Emerson Sheik deverão atuar pelos lados do campo.

No Brasileirã­o, o Corinthian­s é apenas o 11º colocado, 35 pontos, enquanto o Peixe aparece em sétimo, com quatro pontos a mais do que a equipe do Parque São Jorge, com 39.

Fora da disputa pelo título, Santos e Corinthian­s fazem clássico

 ?? César Greco/Fotoarena/Estadão Conteúdo ?? O líder Palmeiras terá pela frente o Grêmio, no Pacaembu
César Greco/Fotoarena/Estadão Conteúdo O líder Palmeiras terá pela frente o Grêmio, no Pacaembu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil