16º Fes­ti­val de Dan­ça de Lon­dri­na che­ga ao fim tra­zen­do a be­le­za das dan­ças po­pu­la­res na­ci­o­nais e a plas­ti­ci­da­de de um gru­po suí­ço

Folha de Londrina - - Folha 2 - Mar­cos Ro­man Re­por­ta­gem Lo­cal

Apro­gra­ma­ção do 16º Fes­ti­val de D an­ça de Lon­dri­na che­ga ao fim pro­mo­ven­do gran­des es­pe­tá­cu­los na ci­da­de. Os úl­ti­mos pas­sos des­ta edi­ção se­rão da­dos pe­los bai­la­ri­nos do gru­po suí­ço Cia Ali­as, que fa­zem na ci­da­de a es­treia na­ci­o­nal da tur­nê “An­tes”. O es­pe­tá­cu­lo se­ráa­pre­sen­ta­do no do­min­go (14), às 20 ho­ras, no Te­a­tro Ou­ro Ver­de.

Na mon­ta­gem, o co­reó­gra­fo Gui­lher­me Bo­te­lho, pau­lis­ta ra­di­ca­do há­mais de du­as dé­ca­das na Suí­ça, traz uma reflexão so­bre a his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de, so­bre o des­ti­no in­di­vi­du­al e co­le­ti­vo. Com gran­de plas­ti­ci­da­de, o es­pe­tá­cu­lo se cons­trói co­mo uma es­pé­cie de afres­co, que vai da ana­to­mia dos cor­pos à abs­tra­ção. Pois es­ta é jus­ta­men­te a fun­ção do co­reó­gra­fo: re­ve­lar o des­co­nhe­ci­do que es­tá ve­la­do no fa­mi­li­ar, apre­sen­tar o in­vó­lu­cro hu­ma­no co­mo um ter­ri­tó­rio, en­ten­der a nu­dez co­mo uma ex­pe­ri­ên­cia ca­paz de nos le­var ao co­nhe­ci­men­to.

A co­re­o­gra­fia se apre­sen­ta co­mo pai­sa­gem: os cor­pos, iman­ta­dos de ener­gia, são um con­glo­me­ra­do de áto­mos, uma mas­sa de­mús­cu­los e car­ne, ten­dõ es e li­ga­men­tos, uma flo­res­ta de ‘ho­mo sa­pi­ens’ com os pés en­rai­za­dos no so­lo. D es­ta or­ga­ni­ci­da­de co­mum, as­sis­ti­mos ao iso­la­men­to de ca­da um, em bus­ca do seu es­pa­ço vi­tal pró­prio. A mon­ta­gem da Cia Ali­as é par­te da tri­lo­gia “D is­tân­cia”, so­bre a his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de, e traz uma abor­da­gem so­bre a na­tu­re­za hu­ma­na an­tes do de­vir so­ci­al.

DANÇADAPLANTADO PÉ

No sá­ba­do (13), a gran­de atra­ção da noi­te é a co­reó­gra­fa e bai­la­ri­na pau­lis­ta Ma­ria Eu­ge­nia Al­mei­da, que apre­sen­ta às 20 ho­ras, no Te­a­tro Ou­ro Ver­de, “Plan­ta do pé”, um mis­to de con­ta­ção de his­tó­ria e au­la ex­po­si­ti­va que pro­põ e uma reflexão so­bre o legado ofe­re­ci­do pe­las dan­ças tra­di­ci­o­nais bra­si­lei­ras. O en­cer­ra­men­to do even­to fi­ca por con­ta do gru­po suí­ço Cia Ali­as, que apre­sen­ta a es­treia bra­si­lei­ra da tur­nê “An­tes” no pal­co dom Te­a­tro Ou­ro Ver­de, no do­min­go (14), às 20 ho­ras.

O es­pe­tá­cu­lo “Plan­ta do Pé” tra­duz em seu no­me uma am­bi­gui­da­de vi­ven­ci­a­da pe­la dan­ça­ri­na Ma­ria Eu­ge­nia Al­mei­da, de São Pau­lo. Fi­lha do mes­tre An­to­nio Nó­bre­ga - que as­si­na a tri­lha da mon­ta­gem - a bai­la­ri­na fun­de a no­bre be­le­za dos mo­vi­men­tos po­pu­la­res com referências ar­tís­ti­cas con­tem­po­râ­ne­as. En­quan­to o tí­tu­lo faz alu­são à re­la­ção de co­ne­xão do cor­po com o so­lo, os pas­sos das dan­ças co­mo ca­bo­cli­nho, ca­va­lo ma­ri­nho e fre­vo têm co­mo ca­rac­te­rís­ti­ca mar­can­te a agi­li­da­de, o uso do pe­so e a gra­ci­o­si­da­de com que os pés se co­nec­tam à ter­ra.

Cri­a­do em 2014, a con­vi­te da Ins­ti­tui­ção Pas­so do Fre­vo pa­ra in­te­grar a pro­gra­ma­ção da Mos­tra In­ter­na­ci­o­nal de D an­ça de Re­ci­fe, “Plan­ta do Pé” sim­bo­li­za uma pes­qui­sa que ra­mi­fi­cou dos es­tu­dos ini­ci­a­dos pe­los pais da bai­la­ri­na. Pes­qui­sa­do­res e ar­tis­tas, An­to­nio Nó­bre­ga e Ro­sa­ne Al­mei­da de­sen­vol­vem um tra­ba­lho a par­tir do uni­ver­so das tra­di­çõ es po­pu­la­res bra­si­lei­ras que Ma­ria Eu­ge­nia acom­pa­nha des­de os 7 anos. Após as vi­a­gens en­tre Eu­ro­pa e Índia re­a­li­za­das em 2012 e 2013, ela or­ga­ni­zou pa­ra es­se tra­ba­lho seu re­per­tó­rio cê­ni­co de­sen­vol­vi­do des­de 2007 e uniu a ele novas pes­qui­sas, fru­to das téc­ni­cas ab­sor­vi­das em vi­a­gem.

Pa­ra fe­char bem o sá­ba­do, na­da me­lhor que um pon­to de en­con­tro ao ritmo mais bra­si­lei­ro. A par­tir das 21 ho­ras, o Ban­do da Ma­dru­ga­da apre­sen­ta o “Sam­ba da Ma­dru­ga­da - Es­se sam­ba é pra vocês”. O even­to que acon­te­ce na Rua Pa­raí­ba, 574 - en­de­re­ço es­co­lhi­do co­mo pon­to de en­con­tro do Fes­ti­val - pres­ta­rá­nes­ta edi­ção uma ho­me­na­gem ao gru­po ‘Fun­do de Quin­tal’. A ba­te­ria do Ban­do, com o vo­cal de Lui­za Bra­ga, vai exe­cu­tar su­ces­sos

SER­VI­ÇO

do gru­po ori­gi­na­do no Ca­ci­que de Ra­mos e ou­tros noi­te aden­tro.

Gre­gory Aa­tar­don/ Di­vul­ga­ção

‘An­tes’, es­pe­tá­cu­lo da Cia Ali­as (Suí­ça) apre­sen­ta uma pai­sa­gem de cor­pos, con­glo­me­ra­do de áto­mos e mús­cu­los, co­mo uma flo­res­ta de “ho­mo sa­pi­ens”

Hen­ri­que Di­niz/ Di­vul­ga­ção

‘Plan­ta do Pé”, com a bai­la­ri­na Ma­ria Eu­ge­nia Al­mei­da, pro­põe uma reflexão so­bre o legado das dan­ças tra­di­ci­o­nais bra­si­lei­ras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.