Folha de Londrina

PF e MP prendem 26 policiais militares no RJ

- Douglas Corrêa Agência Brasil

Ao todo, 81 pessoas foram presas nesta terça-feira (16) em uma grande operação realizada pelo Ministério Público do Rio em conjunto com a Polícia Federal e agentes da Coordenado­ria de Inteligênc­ia do MP, com a finalidade de cumprir cem mandados de prisão e 191 mandados de busca e apreensão, para desarticul­ar uma organizaçã­o criminosa que atua nas cidades de Volta Redonda, Itatiaia e Resende, no sul fluminense.

O esquema envolvia 32 policiais militares do 28º Batalhão da PM (Volta Redonda), acusados de associação criminosa armada, corrupção, tráfico de drogas, roubo, além de envolvimen­to com

Rio -

traficante­s em troca da permissão do comércio de drogas nos três municípios. Do total de presos, 26 são policiais militares.

As ações foram desdobrada­s em duas: a Operação Sideros, contra os policiais militares e 57 traficante­s da cidade de Volta Redonda, e a Operação Confinados, contra 13 traficante­s de drogas de Itatiaia e Resende.

A denúncia do MP apresentad­a à Justiça revela que os grupos de traficante­s desempenha­vam suas ações ilícitas graças à conivência de policiais lotados no 28º BPM. Os militares corruptos não coibiam a venda de entorpecen­tes e, em conjunto com traficante­s de drogas, promoviam o voto para favorecer político de interesse do tráfico, além de atuar no assassinat­o de traficante­s inimigos que também atuavam na região.

Com base em escutas telefônica­s, o MP informa na denúncia a ousadia dos traficante­s de drogas. Um traficante reclama que os policiais estão “chatos”, pois encostaram duas viaturas, interditan­do a via pública e parando carros. Em seguida, os próprios policiais devolvem a droga e exigem dos traficante­s o pagamento de R$ 1.500.

Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar confirmou que 26 policiais foram presos durante as operações desencadea­das nesta terça. Os policiais foram conduzidos para a Unidade Prisional da Corporação, em Niterói, e ficariam à disposição da Corregedor­ia da corporação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil