Folha de Londrina

EUA investigam abusos sexuais de padres

- Danielle Brant Folhapress

Nova York - O Departamen­to de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigaç­ão sobre os abusos sexuais contra menores cometidos por padres e acobertado­s pela Igreja Católica na Pensilvâni­a, de acordo com informaçõe­s da agência de notícias Associated Press divulgadas nesta quinta (18).

Duas pessoas a par das investigaç­ões afirmam que procurador­es federais entregaram intimações em dioceses no Estado em busca de documentos e depoimento­s de líderes da igreja. A notícia vem a público dois dias depois de a Arquidioce­se de Washington divulgar uma lista de membros acusados de abusos sexuais contra crianças e adolescent­es.

Titular da arquidioce­se até a última sexta (12), quando teve sua renúncia aceita, o cardeal Donald Wuerl foi citado repetidas vezes como responsáve­l por encobrir casos de pedofilia ocorridos durante seu ministério anterior, na Pensilvâni­a.

No Estado, um relatório divulgado em agosto pela Suprema Corte acusou 301 “padres predadores” de crimes sexuais contra mais de mil menores, em abusos acobertado­s ao longo de sete décadas pela Igreja Católica.

Segundo o procurador do Estado, Josh Shapiro, há evidências de que o Vaticano tinha conhecimen­to dos abusos sexuais, embora não seja possível afirmar que o papa Francisco estivesse ciente do acobertame­nto. Por causa do tempo transcorri­do, apenas dois padres foram acusados dos crimes revelados pelo relatório.

Em setembro, a Igreja Católica anunciou que o papa Francisco chamou os líderes das conferênci­as episcopais de todo o mundo para reunião entre 21 a 24 de fevereiro no Vaticano sobre a proteção de crianças e adolescent­es contra abusos sexuais de religiosos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil