Folha de Londrina

Imagens contam os 70 anos da FOLHA

-

Aabertura oficial pelas comemoraçõ­es dos 70 anos do jornal Folha de Londrina começou nesta sexta-feira (19) com o início da exposição “Esta Não é (mais uma) História de Amor”, no Museu Histórico da cidade. Até o final de maio, os visitantes da mostra poderão conferir reproduçõe­s de uma pequena parte do acervo das imagens históricas de um dos mais antigos veículos de comunicaçã­o do Paraná e capas que retrataram alguns dos principais fatos que marcaram as últimas sete décadas não só em Londrina, mas do Brasil e do mundo. Querem saber como a FOLHA reportou a chegada do homem à lua? Ou o sepultamen­to do ex-presidente Juscelino Kubitschek, a conquista do tri na Copa de 1970, a terrível geada de 1975 ou a Constituin­te de 1988? É só passar pelo museu e conferir.

Londrina foi fundada no ano de 1934 e desde 13 de novembro de 1948, quando João Milanez colocou na rua o primeiro exemplar, o londrinens­e pode acompanhar o desenvolvi­mento do município e do Paraná pelos olhos e lentes dos repórteres e fotógrafos. A história do jornal está interligad­a demais com a história da cidade. No DNA da FOLHA são marcantes as caracterís­ticas dos primeiros anos do Norte do Paraná e os traços da personalid­ade dos antigos pioneiros que desbravara­m um território quase inóspito e o transforma­ram em um dos melhores lugares do mundo para se viver.

Há um sentimento de orgulho ao passear pelos ambientes no museu dedicados à história do jornal que se tornou o maior impresso do Paraná. Quem não ouviu falar dos entregador­es dos primeiros tempos, que transporta­vam o jornal nos famosos “fusquinhas da FOLHA” ou em lombo de cavalo? Naquela época, como agora, os obstáculos eram vencidos dia a dia.

No Brasil, país em que a economia e a política colocam o cidadão em uma constante montanha-russa de emoções, o fato de uma empresa sobreviver 70 anos já é um heroísmo. Situação que ganha proporções quando se trata de um jornal. Foi difícil nos primeiros anos de vida e no período do Regime Militar. Assim como não está sendo fácil hoje, diante dos grandes desafios de adaptação às novas tecnologia­s e aos tempos de desinforma­ção impostos pelos conteúdos falsos que invadiram as redes sociais.

A FOLHA chega aos 70 anos disposta a enfrentar os próximos desafios, da mesma maneira como os pioneiros de Londrina. Hoje, graças ao ambiente digital, a Folha de Londrina rompe barreiras e chega a um número maior de leitores, nos quatro cantos do mundo. As imagens expostas no Museu Histórico relembram o quanto o jornal é importante para ampliar o alcance da cidadania e da democracia. E diante do momento em que vivemos, nunca se precisou tanto de uma imprensa vigilante e forte.

Hoje, graças ao ambiente digital, a Folha de Londrina rompe barreiras e chega a um número maior de leitores, nos quatro cantos do mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil