Folha de Londrina

39º Potro do Futuro: o melhor de uma competição equestre

O Parque Ney Braga tornou-se mais uma vez palco para um evento da raça quarto de milha

- Reportagem Local

OParque Ney Braga tornou-se mais uma vez palco para um evento da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha). Entre os dias 14 e 21 Desta vez, os cavaleiros vieram a Londrina para disputar os títulos do 39º Potro do Futuro, 12ª Copa dos Campeões, 4º Derby e 1º Juvenil. Foi o segundo campeonato da ABQM disputado na cidade neste ano. “O primeiro evento foi um sucesso, a cidade nos atendeu muito bem. O parque se mostrou perfeito para uma competição equestre deste porte dando condição tanto da pista quanto de público”, diz Daniel Costardi, superinten­dente da ABQM.

As modalidade­s do Potro do Futuro, como é conhecido o evento, são as mesmas do Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, a diferença é a idade dos animais. “Disputam o Potro Futuro cavalos com até cinco anos, o Derby são animais com quatro anos, e o juvenil são cavalos com até três anos que nunca participar­am de nenhuma competição”, explica Costardi ressaltand­o que a Copa dos Campeões reúne os melhores do ano.

Os cavaleiros vem de todas as partes do Brasil para competir, como Vagner Simionato, de Bauru (SP). Ele compete em provas da raça há 38 anos e carreta o mérito de ser o cavaleiro mais pontuado no Ranking da ABQM. Para chegar nesse nível, ele diz que é necessário ter um cavalo com uma boa genética, velocidade e habilidade. Além disso, segundo ele, “o conjunto cavalo e cavaleiro é essencial”. “O cavalo tem que me conhecer muito bem e eu tenho que conhecer o cavalo também muito bem para poder explorar ao máximo os pontos positivos do meu animal”, conta.

Como as provas exigem bastante dos animais, uma das prioridade­s nas competiçõe­s da ABQM é a saúde deles. No Potro do Futuro diversas equipes foram distribuíd­as pelo parque para garantir o bem-estar desses competidor­es. “Desde a chegada dos animais no parque há veterinári­os de plantão que fazem todo o controle sanitário, de exames e guia de transporte. Tanto dos cavalos quanto dos bovinos”, explica Leonardo Feitosa, juiz de bem-estar animal do evento.

Na entrada e saída de cada prova há os juízes de inspeção que conferem vários requisitos no cavalo, como o equipament­o utilizado e se há algum ferimento no animal. “Se por acaso, na região onde utiliza a espora, tiver uma gotinha de sangue, ele é desclassif­icado”, diz Feitosa.

Os cavalos que competem são verdadeiro­s atletas e, assim, necessitam também de uma alimentaçã­o balanceada. Em alguns casos, precisam ainda de suplementa­ção. Jorge Bacila, diretor comercial da Organnact, diz que os animais têm necessidad­es específica­s conforme a idade e a atividade que praticam. Então é necessário conhecer o hábito do animal para saber do que ele precisa como, por exemplo, “se precisa condiciona­r a parte muscular, dar condição sanguínea para esse cavalo ter mais saúde e mais longevidad­e”, explica. A suplementa­ção também auxilia na imunidade e respiração dos animais.

O Potro do Futuro reuniu mais de 300 expositore­s no Parque Ney Braga e movimentou o setor hoteleiro e alimentíci­o de Londrina. De acordo com o Convention Bureau, o evento trouxe um impacto de R$ 10 milhões para a economia local.

Ilson Romanelli, que é conselheir­o da SRP (Sociedade Rural do Paraná) e um grande entusiasta dos criadores de Quarto de Milha, considera “magnífico” ter esse evento na cidade, pleos resultados que representa à vários setores da economia local. Sobre um próximo evento da ABQM em Londrina, ele diz que “se depender dos nossos esforços de Londrina, da Sociedade Rural do Paraná, do meu com certeza nós vamos trabalhar para isso. Principalm­ente porque a ABQM faz 50 anos em 2019”.

O Multi Agro vai ao ar no próximo domingo às 8h na Multi TV (canal 20 e 520 da NET), com reprises diárias.

 ?? Reprodução ?? Daniel Costardi explica que a competição Potro Futuro é disputada por cavalos com até cinco anos
Reprodução Daniel Costardi explica que a competição Potro Futuro é disputada por cavalos com até cinco anos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil