Folha de Londrina

TRANQUILID­ADE

Número de vestibulan­dos que faltaram à primeira fase é considerad­o normal pela Cops

- Érika Gonçalves Reportagem Local

A 1ª fase do vestibular da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), realizada neste domingo (21), transcorre­u sem problemas. Número de abstenções, de acordo com a comissão organizado­ra, ficou dentro do esperado. Lista de convocados para a 2ª fase será divulgada em 7 de novembro. Provas serão aplicadas nos dias 2, 3 e 4 de dezembro

Onúmero de abstenções na 1ª fase do Vestibular 2019 da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), realizada na tarde deste domingo (21), ficou dentro do índice considerad­o normal. Foram 1.509 candidatos faltantes, o mesmo número do ano passado, o que significa 7,49% do total de inscritos - 20.135. De acordo com Sandra Garcia, coordenado­ra da Cops (Coordenado­ria de Processos Seletivos), um dos motivos pode ter sido o vestibular da UFPR (Universida­de Federal do Paraná), realizado na mesma data.

Segundo ela, a prova transcorre­u de forma tranquila sendo que o maior problema foi a falta de documentos dos candidatos. Apenas um aluno passou mal antes do início das provas e desmaiou, caiu e bateu a cabeça. Ele foi atendido pela equipe médica mas recusou encaminham­ento para o hospital, permanecen­do em sala para realização da prova.

“Atendemos 24 alunos que perderam documentos e precisaram de autorizaçã­o para fazer a prova. Também tivemos alguns candidatos chegando atrasados, mas acredito que o fato de os celulares adiantarem o relógio hoje (domingo) acabou nos ajudando. Mesmo assim recebemos muitas ligações de pessoas querendo saber o horário da prova e se o horário de verão começaria hoje ou não”, disse Garcia. O horário dos celulares de usuários foi alterado por operadoras de telefonia. O governo definiu que o horário de verão terá início em 4 de novembro.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destacou a organizaçã­o do concurso e ressaltou a importânci­a de os candidatos apresentar­em todos os documentos solicitado­s, o que garante a segurança e a confiabili­dade do resultado.

(DES) ENCANTAMEN­TO

Nesta 1ª fase do vestibular foram 60 questões objetivas de Conhecimen­tos Gerais sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia, sob a temática “(Des) Encantamen­to do Mundo”. Para candidatos ouvidos pela reportagem, a prova foi considerad­a fácil, principalm­ente se comparada a do ano anterior. “Não achei muito complicada, ‘caíram’ vários pontos sugeridos pelos professore­s, como sobre a Bomba de Hiroshima”, contou Bárbara Érica dos Santos, 17, que concorria pela segunda vez a uma vaga no curso de biomedicin­a.

Acadêmico de direito em uma universida­de particular, Arthur Demétrio, 19, prestou vestibular na tentativa de conseguir uma vaga no mesmo curso na UEL. Mesmo não dedicando um tempo específico para estudar para o concurso, ele considerou a prova bastante tranquila. “Acho que fui melhor do que no ano anterior e estou com pensamento positivo para a segunda fase.”

Concorrend­o a uma vaga para o curso de serviço social, Ketlyn Sitta, 19, prestava pela primeira vez a prova da UEL. “Já prestei outros vestibular­es para nutrição, mas como aqui não tem, é a primeira vez que faço as provas da UEL. Não estava muito difícil e acho que fui bem.”

Dos 20.135 candidatos, 12.079 inscritos são do Paraná, sendo 7.536 de Londrina. Segundo a Cops, candidatos de praticamen­te de todos os estados participar­am desta fase, com exceção da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Medicina continua como o curso mais concorrido do vestibular da UEL, com 122,07 candidatos por vaga no Sistema Universal, seguido por Biomedicin­a (32,17) e Psicologia (31,18).

RESULTADO

O gabarito provisório da prova foi publicado às 20 horas deste domingo (21) no site da Cops (www.cops.uel.br) e os candidatos têm dois dias úteis a partir desta segundafei­ra (22) para protocolar­em pedidos de análise. O resultado dos aprovados na 1ª fase será divulgado no dia 7 de novembro, a partir das 17h, no mesmo site, juntamente com a lista de convocados para a 2ª fase, que será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. “Para essa fase os candidatos deverão imprimir novo cartão de inscrição, já que o local de prova pode mudar”, alerta a coordenado­ra.

São ofertadas 2.521 vagas em 53 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizand­o 3.085 vagas. O resultado da 2ª fase do Vestibular será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.

 ?? Saulo Ohara ??
Saulo Ohara
 ?? Saulo Ohara ?? UEL recebeu candidatos de praticamen­te todos os estados; resultado da primeira fase será divulgada no dia 7 de novembro
Saulo Ohara UEL recebeu candidatos de praticamen­te todos os estados; resultado da primeira fase será divulgada no dia 7 de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil