Folha de Londrina

É engraçado observar petistas indignados com a suposta “campanha difamatóri­a” contra Haddad

Senador Magno Malta (PR-ES), em Maceió, durante uma carreata pró-Bolsonaro

- CLÁUDIO HUMBERTO

Quem já celebrou vitória pode ficar sem mandato

Os resultados das eleições para a Câmara e Assembleia­s Legislativ­as, já divulgados, sofrerão mudanças importante­s. Eles consideram o cálculo da minirrefor­ma eleitoral de 2015, que distribui vagas a todos os partidos que não atingiram o quociente partidário, mas o resultado oficial, ainda não divulgado pelos Tribunais Regionais Eleitorais, deve fazer a divisão apenas entre os que atingiram o quociente partidário.

Inconstitu­cional

O trecho da minirrefor­ma que liberava as vagas aos partidos que não atingiram o mínimo de votos foi considerad­o inconstitu­cional pelo STF.

Mudança nas bancadas

Só no DF, há cinco distritais e três federais sob risco. “O caso deve ser resolvido até o fim da semana que vem”, diz o advogado Paulo Goyaz.

Repercussã­o geral

Para Goyaz, que move ação no TRE-DF, a situação se reproduz em vários Estados e “um TRE não pode descumprir decisão do Supremo”.

Outros quinhentos

Os resultados divulgados na imprensa também não levam em conta as candidatur­as sub judice. “Isso pode mudar muitas vagas”, diz Goyaz.

Erro de perícia rende bilhões da União à Copersucar

O consultor técnico Celso Roberto Dias Mendes, autor do sistema para cálculos indenizató­rios das ações do extinto IAA (Instituto o Açúcar e do Álcool), explicou que foi superestim­ada a reparação da União à Copersucar, determinad­a pela Justiça Federal, porque a perícia deixou de aplicar nos cálculos os congelamen­tos dos planos econômicos a partir de 1986. As indenizaçõ­es praticamen­te dobraram para R$10,6 bilhões. Pior: com a concordânc­ia da AGU (Advocacia Geral da União ).

Mega-erro

O consultor Celso Mendes verificou que foram desvirtuad­os os valores apurados pela Fundação Getúlio Vargas, em benefício da Copersucar.

Siga o dinheiro

Os erros grosseiros nesses cálculos, acolhidos pelo perito oficial, foram produzidos por um assistente técnico contratado pelas usinas paulistas.

Prejuízo histórico

Se os cálculos não forem revistos, diz o consultor Celso Mendes, o erro vai virar parâmetro para indenizaçõ­es devidas a centenas de usinas.

Hipocrisia tem limite

É até engraçado observar as expressões de petistas indignados com a suposta “campanha difamatóri­a” contra Haddad. Como se não fossem alguns dos ladrões mais conhecidos da política brasileira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil