Folha de Londrina

A corrupção impacta diretament­e no desenvolvi­mento social e econômico de uma nação

- por Marcos Rambalducc­i Marcos J. G. Rambalducc­i, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras. economiano­ssa@folhadelon­drina.com.br

Corrupção sistêmica, endêmica e sindrômica nos alvejam de morte

A corrupção impacta diretament­e no desenvolvi­mento social e econômico de uma nação na medida que reduz os investimen­tos públicos em saúde, educação, infraestru­tura, segurança, habitação afetando o bem-estar dos cidadãos e ampliando a exclusão e a desigualda­de social.

Desenvolvi­mento Econômico ...

Quando a sociedade melhora qualitativ­amente sua condição de vida e aumenta seu nível de bem-estar dizemos que ela está em um processo de desenvolvi­mento econômico.

... diminui a desigualda­de...

O primeiro reflexo em um processo de desenvolvi­mento econômico é a diminuição das diferenças entre ricos e pobres permitindo que um maior contingent­e de pessoas possa se apropriar dos benefícios do cresciment­o econômico.

... ao dividir a riqueza

Se cresciment­o econômico é o aumento da produção visualizad­o pelo PIB (Produto Interno Bruto), o desenvolvi­mento econômico é a distribuiç­ão desta riqueza entre os agentes que participar­am deste cresciment­o e é visualizad­a pelos indicadore­s de educação, saúde e renda ou IDH (Índice de Desenvolvi­mento Humano).

Já a corrupção concentra riqueza...

Quando agentes públicos e privados desviam fundos destinados a saúde, educação, saneamento, habitação e infraestru­tura, aumentam os custos e diminuem a oferta destes serviços acumulando riquezas na mão de poucos.

... gera desemprego...

Menor quantidade de obras e disponibil­ização de serviços de saúde e educação levam a menor oferta de postos de trabalho e diminuição do potencial da força de trabalho.

... e inibe o cresciment­o econômico

O desenvolvi­mento econômico depende do cresciment­o econômico pois este dá as condições para o aumento do nível real de renda per capita possibilit­ando a população melhorar o padrão de vida, gerando melhoria no nível de bem-estar da sociedade.

Combate a corrupção não é fácil, pois...

A corrupção está incrustrad­a em nossa sociedade e atende a três caracterís­ticas como esclarece o filósofo Michel Sendel, professor da Universida­de de Harvard. Ela é sistêmica, endêmica e sindrômica.

... ela é sistêmica, ...

Impregna os diversos setores do governo, grande empresário­s e poder judiciário, mas se dissemina também em todos os estratos sociais.

... endêmica...

Está presente no estudante que cola na prova ou imprime trabalhos particular­es onde faz estágio, no funcionári­o que pede nota fiscal acima do valor da refeição, ou em quem frauda o Imposto de Renda, e estes ilícitos não são condenados pela própria população em uma espécie de conivência.

... e sindrômica

A própria estrutura legal fomenta o comportame­nto corrupto na medida que impede um empresário de sobreviver se não subornar agentes públicos que ‘criam dificuldad­es’ para ‘vender facilidade­s’.

A solução está nas leis...

Se desejamos uma sociedade mais justa, onde o desenvolvi­mento econômico seja a tônica, precisamos combater o excesso de burocracia que é o agente da ‘venda de facilidade­s’, a punição severa aos corruptos e corruptore­s de maneira a aumentar os custos do ilícito.

... e em nossas atitudes

Sejamos menos tolerantes com as pequenas corrupções privadas que cometemos em nosso dia a dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil