Folha de Londrina

Empresas já recrutam trabalhado­res temporário­s para o fim de ano

Setores como o comércio tradiciona­lmente buscam reforços para atender ao aumento da demanda, mas é preciso esforço e atenção para conseguir uma dessas vagas

- Rafael Costa Reportagem Local

Profission­ais em busca de oportunida­des de trabalho devem ficar atentos às vagas temporária­s esperadas para esta época do ano período em que empresas tradiciona­lmente procuram reforçar seus quadros para dar conta das compras de Natal e Ano Novo. No compasso da recuperaçã­o lenta da economia nos últimos anos, as oportunida­des temporária­s já foram melhores - particular­mente em Londrina, onde a demanda não chega a ser percebida pelo Sine (Sistema Nacional do Emprego), segundo Joenes Alcantara Júnior, diretor do órgão. “Desde 2014 essa demanda é tão pequena que as empresas não chegam a procurar o Sine”, conta.

Entretanto, um levantamen­to da Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) estima que, nos próximos meses, cerca de 59,2 mil vagas serão abertas nos segmentos de comércio e serviços. No mesmo período de 2017, foram 51 mil postos. Dos empresário­s que vão contratar, 43% pretendem empregar temporário­s.

Já há vagas disponívei­s, por exemplo, em empresas como a Labor Trabalho Temporário, de Londrina, e a RH Nossa, em Curitiba. Elas podem ser boas chances para se recolocar no mercado, segundo profission­ais de recursos humanos ouvidos pela FOLHA. “É uma oportunida­de para o profission­al que está desemprega­do ingressar em uma empresa e permanecer”, diz Luciana Genta, gerente comercial da Labor. “É uma porta de entrada”, diz.

Segundo Genta, de fato houve redução no volume de vagas, mas o perfil sazonal continua presente, com as oportunida­des mais frequentes sendo encontrada­s em lojas e supermerca­dos de Londrina. Áreas como logística, necessária­s para lidar com o alto fluxo de mercadoria­s esperado para o final do ano, também costumam oferecer vagas, segundo Pedro Gonçalves de Lima, coordenado­r de recrutamen­to e seleção da RH Nossa, em Curitiba. “Esse aumento, consequent­emente, gera demanda na produção, onde também há abertura.”

A maioria das oportunida­des temporária­s são para funções operaciona­is, conforme explica Juliane Antonio, especialis­ta em recursos humanos da Luandre. Assim, dependendo da experiênci­a profission­al e a senioridad­e do profission­al, utilizar essas vagas como forma de acessar uma empresa pode significar uma regressão na carreira. “Mas tudo depende do quanto ela quer essa oportunida­de”, diz. “Estamos nos deparando com pessoas que estão dando passos atrás na carreira para poder entrar numa empresa, quem sabe ser efetivadas e ter carreiras ascendente­s lá dentro. E a probabilid­ade é grande”, conta ela.

ORGANIZE-SE

Para início de conversa, é preciso ficar de olho para não perder essas oportunida­des, que costumam ter processos de seleção acelerados. O principal meio usado para iniciar esse tipo de recrutamen­to é a internet. “Sair para distribuir currículo pode ser perda de tempo”, diz Lima.

Também é necessário estar totalmente acessível no canal disponibil­izado para as consultori­as entrarem em contato. “O ideal é deixar o currículo atualizado, com até três telefones”, explica o coordenado­r de recrutamen­to e seleção. “Quando tenho de selecionar 30 pessoas em uma semana, se o candidato não atender no primeiro contato, não vou insistir. Vou ligar no máximo duas vezes. Se não atendeu, passo para o próximo.”

Assim como para qualquer outro processo seletivo, um currículo bem feito é fundamenta­l. “Como tem muita gente procurando, as empresas podem se dar ao luxo de serem criteriosa­s mesmo na escolha de temporário­s”, explica Lima.

Uma boa rede de contatos também pode ser decisiva. Segundo Juliane Antonio, é comum que, diante de grandes volumes de pessoas recrutadas, os próprios participan­tes do processo indiquem amigos.

O tempo, a essa altura, também urge. Na maioria dos casos, todos os colaborado­res temporário­s já precisam estar com tudo em ordem para começar já em novembro, o que significa que os processos já estão em andamento. “Há vagas novas diariament­e”, diz Antonio.

 ??  ?? Vagas continuam com perfil sazonal, com as oportunida­des mais frequentes sendo encontrada­s em lojas e supermerca­dos
Vagas continuam com perfil sazonal, com as oportunida­des mais frequentes sendo encontrada­s em lojas e supermerca­dos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil