Folha de Londrina

Azarão, Raikkonen adia penta de Hamilton

- AGÊNCIA ESTADO

Austin, Estados Unidos Em uma das melhores corridas da temporada, a definição do título do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 foi adiada. Neste domingo (21), no GP dos Estados Unidos, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, não se aproveitou de um vacilo do alemão Sebastian Vettel na primeira volta e terminou a prova no Circuito das Américas apenas na terceira colocação. Precisava que o rival da Ferrari chegasse no máximo em sétimo, mas ele ficou em quarto. O penta ficou para o México, no próximo domingo (28).

O triunfo em Austin foi do finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, que voltou a vencer uma corrida depois de 113 provas. O último triunfo havia sido na Austrália, em 2013. Ele se tornou o maior ganhador de seu país ao chegar a 21 vitórias e ultrapassa­r Mika Hakkinen. Já o segundo lugar do pódio ficou para o holandês Max Verstappen, que mais uma vez teve de fazer uma prova de recuperaçã­o depois de ter largado da 18ª colocação.

Com 346 pontos, Hamilton abriu mais três para Vettel e a diferença chega a 70. Faltam três corridas para o final da temporada, ou 75 pontos em disputa, e o piloto da Mercedes está ainda mais perto da conquista do penta na Fórmula 1. No circuito Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, o inglês precisará no mínimo de um sétimo lugar para ser campeão sem depender do resultado do alemão.

A corrida começou de forma emocionant­e. Logo na primeira volta, Kimi Raikkonen tomou a dianteira que era de Hamilton na primeira curva. Vettel saiu em quinto e tentou ganhar posição. Ultrapasso­u o australian­o Daniel Ricciardo e tentou não levar o troco. Os dois se tocaram, fazendo com que o vice-líder do campeonato rodasse e caísse para o 14º posto. Caminho aberto para o inglês da Mercedes conquistar o título antecipado.

Na 11ª volta, a prova teve mais um momento de emoção com o abandono de Ricciardo. O “safety car” virtual entrou em cena, Hamilton entrou nos boxes para trocar os pneus perdeu apenas a posição para o companheir­o Valtteri Bottas, que foi devolvida por decisão da equipe. Vettel já estava em quinto, mas com dificuldad­es para ultrapassa­r Verstappen. Raikkonen precisou trocar pneus na 19ª volta e Hamilton assumiu a liderança.

Porém, bolhas no pneu traseiro direito de Hamilton o obrigaram a parar na 36ª volta, com Raikkonen de volta à liderança e Verstappen na segunda colocação. Vettel continuava em quinto, bem longe dos três primeiros, e tentava ao menos ultrapassa­r Bottas.

Nas dez voltas finais, Verstappen encostava em Raikkonen, Hamilton se aproximava de ambos e os três chegaram quase que juntos ao retardatár­io sueco Marcus Ericsson, que atrapalhou o piloto da Ferrari ao demorar para abrir espaço. Apesar de algumas tentativas, não houve troca de posições.

Quase ao mesmo tempo, Vettel deu o bote em Bottas e assumiu o quarto lugar, o que encerrou as esperanças de título para o piloto da Mercedes nos Estados Unidos.

 ??  ?? Kimmi Raikkonen voltou a vencer uma etapa da F1 após cinco anos ou 113 provas
Kimmi Raikkonen voltou a vencer uma etapa da F1 após cinco anos ou 113 provas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil